Colégio Santo Américo recebe prêmio “Colegio del Año en Español”
Escola foi ganhadora na categoria Ensino Fundamental Anos Finais
A excelência, dedicação e criatividade da equipe de professores de Língua Espanhola do Colégio Santo Américo foi reconhecida pelo concurso Concurso Colegio del año en Español, promovido pela Consejería de Educación da Espanha e pela Embajada de España no Brasil.
O objetivo do concurso Colegio del año em Español é reconhecer e premiar o compromisso e as boas práticas docentes dos centros e dos professores do Brasil que contribuem para difundir o espanhol e melhorar a qualidade do seu ensino no país. Também busca estimular a cooperação educacional entre instituições que ministram o espanhol em seus currículos.
O Santo Américo participou da 4ª edição do concurso com a apresentação de projetos que evidenciaram as práticas de potência e êxito do ensino de língua espanhola para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.
Um dos projetos enviados para o concurso foi o “Los Visibles”, que teve como objetivo ampliar o olhar dos alunos em relação ao outro, sensibilizá-los, utilizando a biografia como ferramenta para esta finalidade. “O resultado alcançado chegou a um lugar muito maior que apenas a aquisição da língua. Os alunos reproduziram histórias utilizando a língua espanhola como forma de comunicação, porém, se envolveram e criaram vínculos com pessoas que antes não percebiam, trocando mais que palavras. Todos nós saímos diferentes desta atividade!”, conta Taiana de Freitas Vanucci, professora e orientadora da área de espanhol do Colégio Santo Américo.
“Album de Cromos” e “Quincena do Español” também foram apresentados ao concurso como atividades desenvolvidas em sala de aula como parte do percurso de evolução do ensino da língua espanhola. “Album de Cromos transformou em figurinhas o conteúdo aprendido em sala de aula e proporcionou uma troca muito grande entre os alunos, que puderam compartilhar não apenas figurinhas mas, principalmente, o vocabulário”, explica a orientadora.
O empenho da equipe docente em tornar viva a língua espanhola dentro e fora da sala de aula foi responsável pelo prêmio conquistado. “Esse reconhecimento do trabalho do Santo Américo na excelência do ensino da língua espanhola enche de orgulho toda a equipe pedagógica da escola. Estamos muito felizes com essa conquista, finaliza Taiana de Freitas Vanucci.
Sobre o Colégio Santo Américo
Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.