Cianorte recebe o projeto “Crianças no Teatro” com o espetáculo “Encontro de Gigantes”
Programa da Secretaria de Estado da Cultura e PalcoParaná leva crianças do ensino fundamental para suas primeiras experiências com as artes teatrais
A cidade de Cianorte recebe, entre os dias 16 e 20 de abril, mais uma ação do programa “Crianças no Teatro”, em uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Cultura e PalcoParaná. O programa tem o objetivo de levar o acesso à arte e a experiência no teatro para crianças de 6 até 12 anos de escolas públicas de diferentes regiões do Estado, como forma de formação de plateia.
No dia 16, o evento será com acesso livre para toda a população cianortense, com as atividades iniciando às 17h, na Praça Raposo Tavares, na Zona 1. Já as ações monitoradas, ocorrerão com as escolas nos dias 18, 19 e 20 de abril, às 8h e às 14h, no Auditório da Facec (Rodovia PR-08, KM 468 – Lote 45/46 – Gleba).
Na oportunidade, a população e os alunos poderão ter uma vivência com o espetáculo “Encontro de Gigantes”, da companhia do Norte do Paraná, Núcleo Ás de Paus. A trupe propõe o compartilhamento da prática da perna de pau com personagens gigantes, em um contraponto à literatura clássica infantil, ao apresentar uma menina gigante que é estranha para os outros seres humanos, até se encontrar com uma mulher gigante e, assim, se identificar no mundo.
Para as escolas, além da experiência teatral, as crianças são recebidas com mediações, construídas por meio da obra e das necessidades em arte-educação dos alunos. “A ideia é promover uma recepção cultural com os alunos e os educadores dentro dos espaços nas cidades. Vamos abordar questões que vão despertar outras formas de arte e de educação nas crianças. É uma formação de plateia completa, em que apresentamos os itens que constroem o fazer teatral, como o cenário, os adereços, a obra, os atores e, também, as técnicas”, explica Carol Scabora, coordenadora de produção da Parnaxx, produtora responsável pela ação em Cianorte.
Ainda segundo Scabora, a experiência de troca é fundamental no projeto, pois fortalece o enriquecimento cultural nas crianças. “Não só os professores são importantes dentro da ação, os pais também são fundamentais. Por isso, além de produzirmos uma cartilha de arte-educação, elaborada por profissionais da área, com conteúdos teatrais associados à literatura clássica infantil para que professores utilizem em sala de aula, também abrimos para o público com os pais, na Praça Raposo Tavares. Chamamos isso de ‘triângulo cultural’, que inclui a escola, a família e a própria criança com a arte”, explica.
O PROJETO – O programa, que conta com apoio da Audi, tem como objetivo, além de descentralizar as ações culturais e trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas. “O Crianças no Teatro iniciou no ano passado e prossegue esse ano tocando esse público tão especial que são as crianças. Tem sido uma experiência encantadora promover esse acesso e incentivar a formação de plateia e o processo formativo através das ações de mediação”, afirma Laura Haddad, coordenadora de Desenvolvimento da Economia da Cultura, da SEEC.