Cerca de mil pessoas devem participar da 11ª Caminhada do Diabetes no Parque Barigui
Evento acontece no sábado (18) e reúne diversas ações gratuitas em prol da conscientização do diabetes, como testes de glicemia
Este mês também é marcado pela campanha mundial do Novembro Diabetes Azul, destinada a conscientização e diagnóstico precoce do diabetes. Neste ano, o Parque Barigui, em Curitiba-PR, deve receber cerca de mil pessoas engajadas com a causa para a 11ª edição da Caminhada do Diabetes, evento organizado anualmente pelo Instituto da Pessoa com Diabetes e Centro de Diabetes Curitiba.
A ação reúne diversos serviços gratuitos em prol da conscientização do diabetes. Serão realizados testes de glicemia e exames de fundo de olho, rodas de conversa com pessoas portadoras de diabetes, orientações para pais de crianças recém diagnosticadas, piquenique com crianças DM1 e rastreio dos riscos de ter diabetes nos próximos 10 anos.
Para a médica endocrinologista e presidente do Instituto da Pessoa com Diabetes (IPD), Dra. Angela Nazário, a educação em diabetes é extremamente importante tendo em vista que cerca de 50% das pessoas que têm diabetes nem sabem que são portadoras da doença.
“O diabetes é uma doença que não apresenta muitos sinais, principalmente quando falamos do diabetes tipo 2 que representa 90% dos casos. Se as pessoas souberem calcular o risco de ter diabetes nos próximos anos, ou estarem atentas a sinais como fome excessiva e vontade frequente de urinar, mais rápido nós poderemos agir e controlar a progressão da doença”, explica.
A Caminhada do Diabetes acontece no sábado (18) no Parque Barigui a partir das 9h da manhã. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do IPD.
Serviço
11ª Caminhada do Diabetes
Data: 18 de novembro de 2023, a partir das 9h
Local: Parque Barigui – Ao lado do salão de atos
Inscrições gratuitas pelo site.
Sobre o IPD
O Instituto da Pessoa com Diabetes promove ações de educação em diabetes para todas as pessoas recém diagnosticadas, levando informação e acolhimento médico e nutricional. Em especial, o IPD realiza um trabalho com pais e crianças com diabetes tipo 1 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e em demais escolas de Curitiba.