Cavaleiros da paz: estudantes criam projeto permanente de paz e boa convivência na escola
Com foco no diálogo e na empatia, crianças previnem bullying e conflitos no recreio
“O diálogo é nossa melhor ferramenta”. Essa frase não resume o projeto realizado em Criciúma (SC) por crianças de 11 anos, mas explica muito bem qual é a atuação dos “Cavaleiros da Paz”. Uma iniciativa, retomada neste ano, que foi aprimorada e gerou muitos aprendizados.
Todos os dias, seis integrantes dos Cavaleiros da Paz recepcionam alunos e familiares na entrada do colégio e supervisionam os recreios com o olhar de criança para criança, identificando e apaziguando conflitos e prevenindo situações de bullying. Os estudantes atuam em conjunto com a equipe de Serviço de Atendimento ao Aluno (SAA). Na opinião de um dos alunos participantes, o projeto faz sentido, pois: “As crianças entendem mais as crianças que os adultos. Fica mais fácil pra gente!” – explica o aluno João Pedro Longuinho.
Inspiração e motivação
A turma do 5o ano C do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Criciúma reativou a ação que pratica a reflexão, o diálogo e a solidariedade entre os alunos. De acordo com a professora responsável pela turma, Ana Laura Machado, os Cavaleiros da Paz promovem a participação dos alunos na resolução de problemas que surgem no cotidiano do nosso colégio. “Sabendo que o cotidiano escolar é repleto de conflitos, uma vez que diferentes pontos de vista são postos em convívio, o projeto busca, por meio do diálogo, valorizar as diferenças e criar um ambiente onde predomine o respeito, a harmonia e a paz”, explica.
Entre os objetivos da turma estão: agir, de acordo com as normas do colégio, sendo referência para os outros alunos; reconhecer a importância do diálogo como meio de resolução de conflitos; praticar a reflexão, o diálogo e a solidariedade, mas, acima de tudo, conhecer e valorizar a diversidade e diferentes pontos de vista, buscando o bem comum.
Reconhecer os sinais de exclusão, bullying e injustiças.
Preparação
Para fazer jus ao nome do projeto, a turma se preparou com pessoas capacitadas para a tarefa. Primeiro, realizaram um encontro com a orientadora educacional do segmento dos anos finais, Alexssandra Canto, para abordar a questão do bullying e entender quais são as melhores estratégias para evitá-lo. Depois, compreenderam, junto com o diretor institucional Valentin Fernandes, a importância da disciplina, dos compromissos e responsabilidades. A Pastoral trouxe reflexões importantes sobre a importância do olhar atento ao outro e a cultura do cuidado. Finalizaram os treinamentos com o Gildo, coordenador do SAA, aprendendo como abordar, fazer uma “escuta atenta” e buscar em conjunto, soluções para os possíveis problemas.
Os Cavaleiros da Paz são resultado do Projeto de Intervenção Social (PIS), que acontece em todas as turmas, do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental na escola. A ideia é que o tema seja escolhido pelos próprios alunos e, então, explorado em todas as disciplinas. Dessa forma, os alunos aprendem na prática como utilizar o conhecimento e impactar a comunidade em que estão de forma positiva.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos.