5 de maio de 2024

Cascavel recebe a Mostra Mia Cara de Cinema Giallo

Com entrada gratuita, a programação reúne dez filmes clássicos do cultuado movimento de cinema italiano das décadas de 1960 e 1970 

Promovida pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, com realização da Unicultura, a Mostra Mia Cara de Cinema Giallo chega a Cascavel com uma seleção de dez filmes icônicos do movimento cinematográfico italiano que lançou grandes diretores, produziu muitos filmes e influenciou o cinema mundial. 

Entre os dias 1º e 05 de abril, no Miniauditório II da Unioeste – Campus Cascavel, o evento em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil reúne filmes de diretores como Mario Bava, Sergio Martino e Umberto Lenzi, entre outros, que criaram a mitologia do subgênero de suspense e terror que só poderia ter surgido na Itália da década de 1960. 

O curador Antonio Cava, explica que giallo em italiano significa amarelo e remete à cor da capa de uma série de romances policiais de grande apelo popular e publicadas em material barato com equivalente no termo de língua inglesa pulp fiction. 

Quando a geração de diretores italianos cujos filmes compõem a mostra levou o gênero ao cinema, o fez incorporar um tom mais violento, carregado de suspense e erotismo. 

As produções de baixo orçamento das produções tem características peculiares como a composição visual, a trilha sonora expressiva, a estetização da violência e o terror psicológico que criaram um estilo de cinema exclusivamente italiano. 

“O Giallo tornou-se uma versão mais sensual, colorida e pop do filme noir”, afirma Cava. Com o passar dos anos, as produções Giallo passaram a ser cultuadas e serviram de inspiração a muitos cineastas contemporâneos fãs do gênero como Quentin Tarantino, Guillermo Del Toro, Eli Roth e James Wan. 

Todas as sessões têm entrada franca. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria 60 minutos antes da exibição presencial. 

Realização, apoios e patrocínios – Com patrocínio da Copel, Unioeste, Havan, Santa Maria, Helisul Aviação, Celepar e Sanepar. A realização do Mia Cara é feita pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, pela ONG Unicultura e pela Trento Edições, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apoio da ENIT, ITALOCAM – Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, Sociedade Garibaldi, Sistema SESC Fecomércio Paço da Liberdade, Museu Oscar Niemeyer, Solar do Rosário, Comites Paraná e Santa Catarina, UFPR, Shopping Itália, Centro Cultural Dante Alighieri Curitiba, BRDE, Editora LT, Hospital Angelina Caron, Festval, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura – Icac e Cine Passeio.

SERVIÇO:

Mostra Mia Cara de Cinema Giallo

Data: de 01 a 05 de abril

Local: Unioeste – Campus Cascavel – Miniauditório II

Sobre o Autor