21 de setembro de 2024

Casa so+ma de Campo Largo recebe 35 toneladas de recicláveis em apenas seis meses de funcionamento

Espaço da ESG Tech so+ma conta com os apoios da SIG Group, Governo do Paraná e Prefeitura de Campo Largo

A ESG Tech so+ma, que implanta o ESG na prática promovendo engajamento e a mudança de comportamento no Brasil por meio do incentivo à reciclagem e à economia circular, já recebeu um total de 35,8 toneladas de materiais recicláveis na casa so+ma do município de Campo Largo, no Paraná. O espaço, localizado no centro da cidade para facilitar o acesso da população na entrega dos materiais, foi implantado em maio deste ano com os apoios da SIG Group, Governo do Paraná e Prefeitura de Campo Largo. 

“O sucesso da casa so+ma em Campo Largo é reflexo do forte envolvimento de todos os parceiros e da nossa metodologia de engajar os  moradores sobre a importância da correta destinação dos resíduos produzidos em suas casas. A população é uma engrenagem importante no motor da circularidade, sendo que a mudança de comportamento tem impactos sociais e ambientais importantes. Transformar intenção de reciclar em ação concreta é o que nos move e os resultados positivos nos indicam que estamos no caminho certo”, destaca Claudia Pires, CEO da so+ma.

O balanço dos seis primeiros meses de funcionamento da casa so+ma de Campo Largo aponta para uma média de 5,9 toneladas recebidas por mês. O melhor resultado foi observado em setembro, quando a população entregou 12,9 toneladas de recicláveis. Nos primeiros dez dias de outubro, foram arrecadadas mais 3,4 toneladas, indicando uma tendência positiva também para o fechamento deste mês. Os dados registrados pela so+ma indicam ainda que a maior parte do material arrecadado se refere a papel e papelão (35%), vidro (18,9%) e eletrônicos (18,3%).

Para potencializar o envolvimento da população, como aponta o balanço de Campo Largo, a so+ma estimula a prática da reciclagem por meio do Programa so+ma vantagens. A iniciativa permite que as pessoas revertam seus resíduos sólidos em créditos e os troquem por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene pessoal ou ainda possa transferir doações para ONGs locais.  Dessa forma, há oito anos, a so+ma auxilia grandes empresas, escolas, varejo, cooperativas e consumidores a mudar o comportamento em relação ao descarte indiscriminado de materiais.

Serviço

A casa so+ma de Campo Largo atende aproximadamente 133,8 mil moradores da cidade. A unidade fica localizada em frente ao CIOSP, na Rua do Centenário, 2245, no centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h. O espaço conta com um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. Informações sobre como se cadastrar no Programa so+ma vantagens em Campo Largo podem ser acessadas no site www.somavantagens.com.br

A so+ma também possui uma ação nas escolas municipais de Campo Largo que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, em que os alunos levam seus recicláveis, são cadastrados, acumulam créditos e podem trocar por materiais escolares da Faber Castell, brinquedos, ingressos de cinema do Cinemark e vale-cultura. 

Sobre a so+ma

Fundada por Claudia Pires, cientista comportamental com mais de 25 anos de experiência em marketing, negócios e ESG, a so+ma é uma ESG Tech que atua como uma solução integrada de behaviour change em conjunto com uma eficiente gestão de dados. Colocando o ESG na prática, a so+ma une a intenção e a ação de reciclar atuando como um motor da mudança de comportamento no Brasil, auxiliando grandes empresas, escolas, fábricas, varejo e até mesmo outros países a colocar em prática a economia circular, gerar impactos sociais e ambientais positivos por meio de ações de mudança de comportamento dos consumidores. Por meio do programa so+ma vantagens, os participantes levam seus recicláveis, se cadastram no programa, ganham créditos e trocam estes pontos por cursos, alimentação, itens de higiene, ou se não quiser trocar, o participante pode enviar seus créditos para uma instituição de caridade. Presente em São Paulo, Salvador, Camaçari, Curitiba, Campo Largo e Goiânia, o programa já recebeu mais de 1,1, mil toneladas de resíduos apenas no ano de 2022, gerados por quase 21 mil famílias. É uma iniciativa que conta com muita tecnologia aliada ao ESG, pois além de ter um espaço físico para receber os recicláveis, por meio de dados do cadastro, a so+ma consegue mensurar o perfil de consumo do participante.

Optimized by Optimole