9 de maio de 2024

“Cartas a povos distantes”, clássico infantojuvenil de Fábio Monteiro, é relançado pela Paulinas com novas ilustrações

Cartas a povos distantes” é um dos livros de maior sucesso do escritor Fábio Monteiro. Recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ e obteve o 2º lugar no Prêmio Jabuti, em 2016, na categoria Juvenil. E agora a Paulinas Editora relança o livro em uma versão comemorativa, com novas ilustrações (de Simone Matias), apresentação de Júlio Emílio Braz e algumas surpresas que o leitor descobrirá na abertura de cada capítulo.

A obra já apoiou diversos projetos escolares e foi inspiração para muitas cartas trocadas entre brasileiros e refugiados de guerras no mundo. Recentemente, um projeto em Sarandi-RS criou elos por meio de cartas entre estudantes daquela cidade e refugiados ucranianos residentes na Polônia. Esse foi um dos projetos incríveis desenvolvidos a partir da obra do escritor Fábio Monteiro.

O livro conta a história de Giramundo, um menino criativo que recebe uma carta misteriosa de um amigo em Luanda, Angola. Movido pela curiosidade, ele responde com entusiasmo, ansioso por descobrir mais sobre o remetente desconhecido. Seu Joaquim, o dono da papelaria e português de Luanda, facilita o contato, marcando o início de uma bela amizade e de uma fascinante troca de correspondências que revela lugares distantes.

Nesta nova edição, os encantadores desenhos de Simone Matias adicionam graça e cor à narrativa. As cartas flutuam, conectando Giramundo a outros mundos e realidades, proporcionando uma experiência única. Este conto epistolar aborda temas transversais, como ética e pluralidade cultural, enriquecendo a história com aprendizados significativos.

Gênero: Conto, Cartas

Temas transversais: Ética, pluralidade cultural

Sobre o autor: Fábio Monteiro nasceu em Recife-PE e perdeu as contas dos anos que mora em São Paulo. Formado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, especializou-se na PUCSP em História, Sociedade e Cultura. Conta histórias verdadeiras para seus alunos, mas inventa algumas outras que se tornam verdade por meio da literatura para a infância e a juventude.

Sobre a ilustradora: Simone Matias estudou na Scuola Internazionale d’Illustrazione, em Sàrmede, Itália (2006), e na The Florence Academy of Art, New Jersey, USA (desenho/pintura – 2017).