Cargill abre portas de sua fábrica para receber recicláveis da comunidade usando tecnologia da so+ma

Espaço so+ma e Cargill

Sucesso de recebimento de recicláveis na cidade: ESG Tech e multinacional de alimentos motiva ação inédita na região

Com o objetivo de incentivar a população da região Norte de Goiânia  a separar e entregar materiais recicláveis, a  Cargill (empresa multinacional do setor alimentício) está utilizando a metodologia e o software da ESGTech so+ma para ampliar a ação de recebimento de resíduos sólidos na unidade. A ação direcionada à comunidade do entorno da empresa foi criada após sucesso da implantação do programa internamente, em junho de 2022. Assim, os próprios funcionários passaram a levar seus resíduos recicláveis e, por meio do cadastro feito no aplicativo desenvolvido pela so+ma, passaram a acumular créditos que podiam ser trocados por alimentos disponíveis no mesmo espaço da entrega dos recicláveis.

A ação começou como um teste, em junho do ano passado, em um local que ganhou o nome de “Espaço so+ma Cargill”. No início, o programa atendia apenas uma vez na semana, toda terça-feira na entrada de turno dos colaboradores. Na intenção de alavancar o programa, diversas ações foram desenvolvidas para atrair ainda mais os colaboradores ao programa. 

A iniciativa deu tão certo que campanhas de metas de materiais, produtos promocionais e até recompensas exclusivas fizeram o programa tomar proporções cada vez maiores superando as expectativas. Com o sucesso da iniciativa, a partir de abril, a Cargill abrirá as portas de sua fábrica para os moradores locais levarem seus materiais. “É gratificante ver o engajamento dos funcionários em um tema tão importante como a reciclagem. Temos casos de pessoas que mobilizaram outros integrantes da família e vizinhos, fazem a coleta durante a semana e entregam no ponto da so+ma na Cargill. Além de contribuírem com o meio ambiente, eles perceberam que as embalagens não são lixo e possuem o seu valor.”, conta Lady Jane Ferreira, Coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social. 

A unidade funcionará na rua Iza Costa, 1 – Chácaras Retiro, Goiânia – GO, 74665-320. Atrás do Empório Cargill. Para saber mais sobre como separar os resíduos corretamente, a população pode baixar gratuitamente o APP da so+ma vantagens (no IOS e Android) ou no site da so+ma www.somavantagens ou seguir a ESG Tech pelas redes sociais. 

Crescimento do programa

A partir dos bons resultados, foram discutidas formas de ampliar as operações para a comunidade e para isso o programa foi transferido para um espaço maior a fim de atender todas as demandas que surgiram, desde a logística com a cooperativa e o acesso à comunidade à iniciativa. Assim, foi preparado o Espaço so+ma Cargill. 

Espaço so+ma Cargill. Crédito: Divulgação

Desde outubro do ano passado, o espaço tem funcionado diariamente para funcionários, de segunda a sexta-feira, na entrada de turno e com operação exclusiva da Cargill, sendo que 25 operadores se revezam entre os turnos para atender os participantes e a cooperativa. “Desde que houve esta parceria entre a so+ma e a Cargill, a oferta de recicláveis para a Cooperativa aumentou em 40%, contribuindo com o aumento da renda média dos cooperados. O que notamos também é que começamos a ter materiais com mais qualidade para venda e mais organizado, pois eles vêm todos separados por tipo. Abrindo para a comunidade, acreditamos que aumente ainda mais a oferta de produtos”, explica Claubi Teixeira de Lemo, presidente da Cooperativa Beija-Flor. 

Reciclando os hábitos e números de materiais

Dos 1.200 colaboradores (entre funcionários e terceiros) da fábrica da Cargill de Goiânia, cerca de 274 já estão cadastrados no Programa, sendo que 177 dos cadastrados já realizaram pelo menos uma entrega, e cerca de 403 recompensas foram trocadas. “O Programa em Goiânia está sendo realmente transformador! Está mudando hábitos, mudando comportamento e ampliando a conscientização para reciclagem. O sucesso foi tão grande que já estamos querendo replicar em outras unidades da Cargill”, afirma Márcio Barela, Coordenador de Sustentabilidade da Cargill.

Desde junho do ano passado até final de fevereiro, mais de 9 toneladas de resíduos foram recebidos no Espaço so+ma Cargill. O vidro foi o material mais recebido, em segundo lugar foi o papel e papelão e em terceiro o plástico duro. A quantidade de material recebido significa uma economia de mais de 507 mil litros de água; 77 árvores salvas; mais de 22,6 mil quilos de CO2 mitigados; cerca de 21,4 mil kWh de eletricidade poupada; mais de 4,4 mil litros de água deixaram ser contaminados, isto é o equivalente a R$ 3.910,87 economizados. “Agora, abrindo para a comunidade do entorno, acreditamos que o número de recicláveis aumentará, auxiliando cada vez mais no impacto socioambiental da cidade”, explica Claudia Pires, fundadora e CEO da so+ma. 

Além disso, a partir dos cadastros dos participantes é possível mensurar a quantidade de materiais que cada pessoa leva, gerando desta forma um extrato ambiental personalizado para cada participante. 

Implantação do programa

É possível implantar o software da so+ma em qualquer local, seja ele uma multinacional ou até mesmo uma cidade, a ESG Tech entra com a metodologia e tecnologia e acompanha todo o processo, assim como ocorreu com o sucesso na Cargill que agora está abrindo para a comunidade residente do entorno da fábrica. “Esta é a maneira da so+ma contribuir com a reciclagem e o impacto socioambiental no Brasil. Podemos ajudar a aumentar a reciclagem e mudar efetivamente um comportamento, trazendo retorno positivo para todos os envolvidos”, declara Claudia. 


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464