CAOA anuncia R$ 3 bilhões em investimento
Projeção da CAOA prevê novos produtos, modernização da linha de montagem da fábrica de Anápolis e aumento da capacidade de produção do Tiggo 5X Sport
Em anúncio conjunto com o Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o Vice-Governador do Estado de Goiás, Daniel Vilela, a CAOA anunciou 800 novos empregos diretos em sua unidade localizada em Anápolis (GO), além de um audacioso plano de investimentos de R$ 3 bilhões para os próximos 5 anos.
O anúncio ocorreu nessa manhã, na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis, e contou com a presença do presidente da empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho que agradeceu a participação das autoridades na cerimônia.
Ainda segundo Carlos Alberto Filho, com esse investimento será possível aumentar a produção dos veículos CAOA Chery, em especial do modelo Tiggo5X Sport que terá sua capacidade ampliada em 150 %, além da multiplicação do número de postos de emprego. “Com este plano que estamos apresentando, a CAOA prevê a geração de 800 novos empregos diretos. Somos uma empresa nacional e acreditamos no Brasil. Vamos continuar investindo em novos produtos, renovação dos atuais, além da introdução de novas tecnologias de eletrificação”.
A previsão de investimentos engloba não somente a área de novos veículos e manufatura. O projeto prevê também a manutenção de investimentos nas áreas de Marketing e Pós-Venda da CAOA, este último, comprovadamente um dos mais eficientes do País, e ainda na ampliação de sua Rede de Concessionárias para uma maior capilaridade na distribuição.
Por fim, a Direção da empresa reiterou o objetivo de seguir investindo em Pesquisa e Desenvolvimento local, valendo-se principalmente da qualificada mão-de-obra da região. Atualmente, a CAOA conta com um dos principais Centros de Pesquisa e Eficiência Energética do País e por meio dele são feitas parcerias com universidades estaduais e federal de Goiás.
Recentemente, neste mesmo Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da CAOA, foi inaugurada a maior fachada de vidro com filmes solares do mundo. Os vidros do edifício receberam Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), em uma superfície de 850 m2 que gera energia elétrica sustentável com a incidência de radiação solar.
História da CAOA
O Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador e pai do atual CEO da CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, foi um médico respeitado em todo o Norte e Nordeste do Brasil. Começou suas atividades no setor automotivo em 1979. Ao adquirir um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande (PB), o Dr. Carlos Alberto nem chegou a receber o veículo porque a concessionária faliu. Empreendedor, não hesitou em propor que a revenda falida lhe fosse repassada para compensar o pagamento feito pelo Landau. Dessa forma, fundou a CAOA, e passou a administrar a concessionária Ford. Em menos de seis anos, a CAOA tornou-se a maior revendedora Ford de toda a América Latina.
Em 1992, o Brasil abriu as portas para a importação de veículos, até então proibida. Neste mesmo ano, a CAOA tornou-se importadora oficial e exclusiva da marca Renault no país. Em 1998, a CAOA se tornou também a importadora oficial da marca Subaru e, em 1999 iniciou a importação dos automóveis Hyundai, vindos da Coreia do Sul.
Em abril de 2007, inaugurou sua primeira fábrica, a CAOA Montadora de Veículos S/A, um empreendimento erguido com recursos próprios no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás.
No final de 2017, a CAOA, maior conglomerado de distribuição e fabricação de automóveis e serviços automotivos da América Latina, e a Chery, maior exportadora de veículos chineses, se uniram em acordo histórico de cooperação para lançar a CAOA Chery, nova montadora 100% nacional.
Em 2023, a marca foi pioneira em anunciar uma nova linha de veículos eletrificados para a CAOA Chery. Foram 5 lançamentos em um único evento: Arrizo 6 PRO Hybrid, Tiggo 5x PRO Hybrid, Tiggo 7 PRO Hybrid, Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid e o compacto urbano totalmente elétrico, iCar.