Campeonato de pesca reúne cerca de 60 participantes no Lago de Itaipu no Paraná
Fishing Champions, competição na modalidade pesca sustentável, onde os peixes são devolvidos à natureza, foi realizado durante o Foz Internacional Boat Show, primeira feira náutica em água doce do Brasil, que segue até domingo (26), das 16h às 22h, no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI). A equipe Designer Pesca conquistou o primeiro lugar.
Novembro, 2023 – Na manhã de hoje (25), foi realizado no Lago de Itaipu, o Fishing Champions, campeonato de pesca sustentável onde os peixes são devolvidos à natureza. Organizado pelo Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), a disputa ocorreu durante o Foz Internacional Boat Show, primeira feira náutica em água doce do Brasil, que segue até domingo (26), das 16h às 22h, em Foz do Iguaçu. Entre as 20 equipes que participaram da competição, a Designer Pesca conquistou o primeiro lugar, seguida da Django/Well Car Fishing e em terceiro ficou a Jaco-Fishing Team.
“A Fishing Champion foi um sucesso e marcou o início de uma competição que será tradição em nossa cidade. Essa é uma edição especial que prestigia a elite dos pescadores esportivos de Foz do Iguaçu e região e define os melhores do principal ranking de pesca esportiva. Em meio à amizade e à paixão pela pesca, expressamos nossa gratidão a todos os envolvidos”, afirmou o diretor de Esportes do ICLI, Ezequiel de Oliveira. Ao longo do ano, mais de 60 equipes participaram do torneio que envolveu cerca de 180 pescadores, sendo que as 20 melhores foram selecionadas para participarem da grande final.
“Campeonatos como esse são essenciais para fomentar o turismo náutico nas águas, como do Lago de Itaipu, e contribuem para o desenvolvimento econômico da região porque movimentam toda uma cadeia produtiva. Com a realização deste primeiro boat show em água doce queremos promover um novo olhar para esse setor que tem grande potencial de desenvolvimento”, afirma a diretora geral da Boat Show Eventos, Thalita Vicentini.
Para se ter uma ideia do quanto o setor movimenta a economia, durante o Congresso Internacional Náutica, que ocorreu na sexta-feira (24), também em Foz do Iguaçu, o coordenador Técnico da Superintendência da Pesca da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) do Paraná, Roald Andretta, divulgou dados do projeto “Rio Vivo” que promoveu 11 eventos voltados especificamente ao turismo da pesca esportiva nos últimos 12 meses e que com isso gerou receita superior a R$ 6,4 milhões aos municípios envolvidos. No total, foram 1.158 barcos que participaram dos campeonatos e quase 3,5 mil participantes. Ele também destacou que o Paraná é o único estado do país com três estaleiros focados na pesca esportiva.
Muitas atrações
O Foz Internacional Boat Show segue até às 22h de domingo com inúmeras atrações, como velejada com o projeto Velejar É Preciso, que atende cerca de 120 crianças e adolescentes, de 9 e 16 anos, da rede pública de ensino, apresentações de Wakesurf e Wakeboard feitos pela Malibu Boats, sempre às 17h30, e também passeio panorâmico até a Itaipu, com barco saindo do pier do evento. Confira os horários e garanta seu ingresso gratuito neste link: https://www.sympla.com.br/evento/foz-internacional-boat-show-2023-passeio-itaipu-panoramica/2256446
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos – Prefeitura de Foz do Iguaçu – Fundo Iguaçu.
SERVIÇO
Quando: De 23 a 26 de novembro de 2023
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020, Jardim Porto Dourado, Foz do Iguaçu – PR)
Horário: 16h às 22h
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro e, agora, Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.