11 de maio de 2024

Campanha União Solidária abre cadastro de entidades e projetos

Educandário São José, de Paranavaí/PR, foi uma das entidades participantes do ano passado que ganhou R$ 5 mil extras por ter vendido o cupom premiado

As entidades que pretendem participar da União Solidária 2024 já podem inscrever seus projetos. Aquelas que participaram de campanhas anteriores devem fazer as inscrições por meio do endereço eletrônico https://integracaotecnologiasocial.com.br/. Já as que pretendem participar pela primeira vez devem usar o link https://www.campanhauniaosolidaria.com.br/index.php?action=show_cadastre. O período de inscrição segue até 30 de março. A União Solidária acontecerá em 135 cidades do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, onde atuam a Sicredi Dexis e a Cocamar.

A campanha entra em seu sétimo ano e, desde 2018, arrecadou mais de R$ 23 milhões, beneficiando cerca de 1,5 mil entidades e impactando 3,84 milhões de vidas. A realização é do Instituto Dexis, ligado à Sicredi Dexis; e Instituto Cocamar, da Cocamar. Por meio da campanha, as duas cooperativas disseminam os princípios do cooperativismo, em especial os que tratam da Intercooperação e do Interesse pela Comunidade.

Conforme Gisely Almeida, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Dexis, os objetivos da campanha são gerar impacto social e mudar a vida das pessoas. “Acreditamos na conexão entre pessoas, entidades e comunidades de forma cooperativa e voluntária, para gerar transformação social”, destaca ela, acrescentando que, por meio da União Solidária, é possível ampliar a capacidade de arrecadação para um maior número de projetos. 

Como funciona

As entidades que atuam nos eixos de Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Meio Ambiente e Saúde, contemplando crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e em tratamento de câncer, devem cadastrar o projeto que participará da campanha, especificando os principais objetivos e o valor que pretendem arrecadar.

Após analisados e aprovados os projetos, as entidades recebem cupons no valor previsto e mobilizam voluntários para a venda dos cupons. Os valores arrecadados ficam, integralmente, com as entidades. Aos realizadores e apoiadores cabem a gestão da campanha e a doação dos prêmios.

Ao longo da campanha 2024, que se encerra no final do ano, serão sorteados nove iPhones para compradores de cupons sorteados. E ao final, três carros Fiat Mobi. Cada entidade que vender o cupom premiado receberá um iPhone.