Caminhos para a Cidadania amplia acesso a conteúdos e disponibiliza materiais para professores de todo o Brasil
Curso também será oferecido a educadores de cidades não parceiras no programa
Buscando ampliar o acesso de educadores a materiais para apoio educacional, o programa Caminhos para a Cidadania está disponibilizando os conteúdos para educadores de todo o Brasil, além dos professores já cadastrados na plataforma. A mudança irá possibilitar que os materiais temáticos, as curadorias educativas semanais, webinários e o curso EAD também sejam acessados por educadores sem vínculos com o programa. Neste ano, o tema da iniciativa é “Leitura de Mundo: Alfabetizando para a Cidadania”.
Com mais de 20 anos, o programa promove o apoio educacional a professores de todo o país e apoia a formação de profissionais do ensino fundamental I da rede pública. Além dos materiais mensais e semanais, o programa também oferece o curso gratuito, que tem como objetivo estimular a escrita e a leitura, usando a Cidadania como temática.
Certificação no curso
Os professores registrados na plataforma e de cidades parceiras do programa recebem certificado de 40 horas, já os professores de cidades sem parceria, de 20 horas. Para conhecer os municípios parceiros, acesse a área de abrangência no site www.caminhosparaacidadania.com.br. O curso é ministrado a distância, com duração de seis meses, destinado a professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental (importante: educadores que atuam em outros níveis de ensino também podem participar, entretanto, a carga horária é de 20h para esse público) São abordados no curso: relação entre a alfabetização e cidadania, por meio da compreensão de contexto, e o desenvolvimento de projetos de incentivo à leitura e à escrita.
O curso é gratuito e disponibilizado na plataforma moodle, com uma nova interface e um sistema mais intuitivo, projetado para oferecer um melhor aprendizado aos educadores. Para se inscrever é necessário acessar o site do Caminhos para a Cidadania (www.caminhosparaacidadania.com.br). No site, selecionar a aba “Área do Educador”, clicar em “Curso” e preencher as informações solicitadas no formulário.
“Nosso objetivo é fornecer recursos pedagógicos de qualidade para que todos os professores do Brasil possam alfabetizar de forma mais efetiva, considerando que os estudantes aprendam sobre o mundo antes de aprender palavras, contribuindo assim, para a melhoria da Educação do país.”, explica Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR e responsável pelo programa.