Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil anuncia contratação de diretor executivo para a entidade
Nesta terça-feira (08/05) a Câmara LGBT apresentou Afonso Martin como o primeiro diretor contratado pela entidade. O executivo com mais de 20 anos de experiência profissional na iniciativa privada, terceiro setor e na gestão pública será o primeiro a ocupar a vaga de Diretor Executivo e é o primeiro diretor não pertencente ao grupo de cargos previstos pelo estatuto da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.
Afonso Martin possui formação em Turismo pela PUC-SP e uma trajetória profissional diversa. Como Diretor-Presidente da Associação Nacional de Livrarias, impulsionou mudanças institucionais baseadas em inovação e eficiência mercadológica. Nos últimos anos, atuou como consultor de desenvolvimento socioeconômico e turismo, criando projetos como o Programa de Destinos Amigáveis junto ao Governo do estado de São Paulo e a INVESTSP.
Depois de anos de trabalho e gestão feita exclusivamente pelos executivos eleitos pelos associados, a Câmara LGBT dá um passo a mais para ter uma gestão mais profissional, uma vez que a diretoria estatutária oferece o tempo disponível para entidade por não ter dedicação exclusiva.
Segundo o Presidente da entidade, Ricardo Gomes, a contratação de um Diretor Executivo representa uma nova etapa para a entidade. “Nos últimos anos, a Câmara LGBTI+ tem se consolidado como uma das principais referências em negócios inclusivos e turismo LGBTI+ no País. Com a chegada de Afonso Martin, estamos dando um passo importante para ampliar a atuação da entidade e buscar novas oportunidades para nossos associados. Queremos avançar ainda mais na contratação de colaboradores que nos permitam ser cada vez mais assertivos no atendimento aos nossos associados e parceiros”, afirmou.
“É com grande entusiasmo que me coloco à disposição da Câmara e de seus associados para novas conquistas e melhores negócios. Durante toda a minha carreira, tenho trabalhado incansavelmente para alcançar objetivos traçados, sempre mantendo a integridade e a ética profissional como princípios fundamentais. Acredito que essa postura é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, especialmente em um mercado em profunda transformação pautada pelos valores de sustentabilidade ambiental, social e governança (ESG), de alta conectividade e constante avaliação do consumidor. Estou animado em trabalhar com o time da Câmara LGBT, associados e parceiros tanto do Brasil quanto do exterior e enfrentar os desafios que virão.” Afonso Martin, Diretor executivo.
O novo diretor tem a missão identificar as melhores oportunidades de crescimento e desenvolvimento, implementar estratégias sólidas e inovadoras, além de estabelecer processos eficientes para garantir uma gestão transparente e responsável em busca de resultados para os associados.
A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil reitera seu compromisso com a promoção da inclusão e diversidade nos negócios, turismo, esporte e cultura e acredita que a contratação de Afonso Martin fortalecerá ainda mais a atuação da entidade no mercado.
Sobre Afonso Martin
O Executivo tem passagens pela iniciativa privada, terceiro setor e na gestão pública, com repetidas passagens pela Secretaria de Turismo do estado de São Paulo. Atuou no mercado varejista, como profissional e empresário. Sua passagem pelo Facebook na Alemanha possibilitou a inclusão do mercado digital no seu catálogo de experiências, junto com economia criativa, desenvolvimento econômico sustentável, gestão de projetos, diversidade e turismo. Turismólogo de formação pela PUC-SP.
Foi Diretor-Presidente da ANL (Associação Nacional de Livrarias), e nos últimos anos tem atuado no mercado como consultor de desenvolvimento socioeconômico e turismo. Na INVESTSP criou entre outros projetos, o Programa de Destinos Amigáveis junto ao Governo do estado de São Paulo e diferentes Secretarias de Estado, e construiu as bases para o acordo entre a mesma Secretaria de Turismo do estado e o Instituto Federal São Paulo. Recentemente, na consultoria GKS Negócios Sustentáveis, atuou na execução de projetos para governos, empresas e organizações não governamentais em diferentes áreas como turismo, marketing, pesquisa e sustentabilidade ambiental, social e governança (ESG).