Business banking: por que a solução se tornou uma prioridade de investimento para os bancos neste ano? 

Por Wagner Martin

O mercado financeiro está em constante evolução e, para acompanhar as mudanças, as instituições bancárias estão sempre em busca de soluções inovadoras que atendam às necessidades dos clientes. Uma das áreas que tem ganhado destaque nos últimos anos, impulsionada pelo período de isolamento durante a pandemia, é o business banking, segmento bancário que lida com clientes corporativos e que oferece soluções específicas para empresas e pessoas jurídicas. De acordo com a Celent, mundialmente, 57% dos bancos priorizarão seus investimentos em canais de business banking em 2023. Cabe, no entanto, questionar a existência de soluções que se ajustem às altas exigências e demandas dos clientes e que estejam alinhadas com o nível de inovação brasileiro.

Nesse contexto, é fundamental que os bancos ofereçam uma experiência ao usuário que seja eficiente e que atenda às necessidades específicas de cada cliente. Uma solução inovadora e focada nessa experiência é capaz de minimizar a fricção dos usuários e proporcionar uma melhor relação entre cliente e banco. Para isso, em termos de inovação tecnológica, ainda há muito a ser feito para que a área alcance todo o seu potencial.

Para atender às necessidades do business banking, a solução deve contemplar uma multiplicidade de funcionalidades que atendam aos diferentes tipos de clientes. É importante que a ferramenta seja flexível e possa ser personalizada de acordo com as necessidades de cada empresa.

A alta dependência do atendimento bancário presencial e a forte exigência de documentação física são fatores que se somam aos desafios enfrentados pelos bancos em um mercado hipercompetitivo. Nesse sentido, é crucial que os bancos acompanhem a transformação digital em todos os setores e atendam às novas demandas dos clientes empresariais. Mas, quais pontos devem ser priorizados?

Cada vez mais, a disponibilidade de processos 100% digitais deve ocorrer de forma eficiente, simples e segura. A oferta simplifica os procedimentos, reduz custos e tempo. O onboarding digital é fundamental, mas o acesso digital pode ser uma das experiências mais dramáticas para o acesso das empresas aos bancos atualmente. A simplicidade é a chave para o onboarding digital, pois os usuários abandonam a gestão se os passos para o acesso forem complexos e apresentarem falhas na experiência do usuário.

De acordo com pesquisa feita pela Febraban sobre Tecnologias Bancárias, divulgada em 2022, o número de contas correntes abertas via canais digitais – mobile e internet banking – atingiu 10,8 milhões em 2021, um crescimento de 66% em relação ao ano anterior. Pela primeira vez, o número de contas abertas em canais digitais superou o de contas abertas em canais físicos. Sendo que os digitais sãomais utilizados pelos clientes empresariais e, por isso, devem abarcar processos ágeis, personalizados e seguros. Com a valorização cada vez maior do tempo, é crucial que as tarefas mais recorrentes, como pagamentos a fornecedores e funcionários, como folha de pagamento, sejam simplificadas. A rapidez é importante, mas a segurança é fundamental diante do perigo de ciberataques e dos altos volumes de informações gerenciados pelas contas bancárias voltadas a clientes corporativos.

A maior disponibilidade da autogestão para os clientes é outro posto-chave que viabiliza uma maior quantidade de ações 24 horas por dia, sete dias por semana. A atribuição de permissões a usuários distintos também implica em uma maior autonomia para o cliente, o que é muito valorizado pelo mercado nos dias de hoje.

Por fim, a segurança é um aspecto fundamental em qualquer solução de business banking. É importante que a plataforma atenda aos mais altos padrões de segurança do mercado, garantindo a confidencialidade, integridade, disponibilidade e não-repúdio das transações processadas. Além disso, é fundamental contar com um monitoramento ativo, passivo e de infraestrutura constante, para garantir a melhor performance operacional das aplicações implementadas na plataforma.

Soluções bancárias voltadas a clientes corporativos devem suportar as mais altas demandas de requisitos de serviço, garantindo a disponibilidade contínua e o alto volume transacional. Isso é fundamental para atender às necessidades dos clientes de forma eficiente e eficaz, garantindo satisfação e fidelização. É a única forma de alcançar a liderança na corrida da competição bancária.

*Wagner Martin, VP de Negócios da Veritran


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