Há quase 15 anos formando online e em português brasileiros expatriados, a Ambra University viu crescer a procura por brasileiros, em território nacional, por seus cursos rápidos de formação em áreas como governança corporativa, compliance, arbitragem e análise econômica do direito.
A alta do dólar, aumento do custo de vida nos EUA, entre outros fatores, tem freado o intercâmbio de estudo presencial no território americano e estimulado um número cada vez maior de brasileiros a apostar na formação internacional de forma remota. O especialista em educação e tecnologia, Alfredo Freitas, que tem 20 anos de experiência e dirige a universidade americana na Flórida, Ambra University, repercute este movimento.
“Quando há quase 15 anos criamos programas na Ambra Universitypara atender brasileiros expatriados que desejavam estudar em português mesmo estando nos EUA, não imaginávamos que nossos cursos online fossem virar uma opção para tantos brasileiros em território nacional. Principalmente operadores do direito no Brasil. A adesão aos cursos de menor duração foi outro fator surpreendente. A maior justificativa para a alta está na economia para obter diploma internacional”, explica.
O novo relatório Open Doors Report on International Educational Exchange sobre Intercâmbio Educacional Internacional divulgado pelo Institute of International Education (IIE) e pelos Estados Unidos confirmou a redução do número de brasileiros que parte para estudo presencial nos EUA. Para os brasileiros, o relatório indica que houve redução de pouco mais de 53% no total de intercâmbios para os EUA. O número total de alunos do Brasil ficou em 1.151.
“Os brasileiros estão mais conectados do que nunca e agora querem aproveitar as vantagens do ensino remoto para obtenção do diploma americano sem ter que prover de valores tão altos. A formação de menor duração confere o título de expert a quem estuda e configura um diferencial enorme na carreira profissional. Não por outra razão fomos surpreendidos com o volume da procura por matrículas nestes cursos”, afirma Freitas.
*Alfredo Freitas é pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem 20 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.