3 de maio de 2024

Brasileiros avançam às oitavas do ENGIE Open

Carol Meligeni - Foto: Luiz Candido/CBT

 O segundo dia de disputas da chave principal foi de resultados positivos para o tênis brasileiro. Ao todo, cinco venceram nas quadras do Lagoa Iate Clube e seguem na disputa do torneio da série ATP Challenger 75 masculino e ITF W75 feminino.

Carol Meligeni, a número 3 do Brasil, estreou com vitória sobre a norte-americana Raveena Kingsley, por 6/3 6/2, e faz planos para dar sequência no torneio. “Acho que foi uma apresentação sólida da minha parte. Ela é uma adversária difícil, mas consegui segurar os tiros dela e variar bem o jogo. Agora eu vou descansar e cuidar do corpo com fisioterapia”, explicou.

Matheus Pucinelli, atual 5 do país, derrubou um dos cabeças de chave, o canadense Liam Draxl, por 6/4 6/1. “Estava me sentindo bem em quadra e fiquei feliz com meu jogo. Agora espero poder curtir um pouco da estrutura do torneio que está ainda melhor que o ano passado. Também é muito legal ver o público vindo prestigiar e torcer”, observou Matheus.

Além deles, Orlando Luz, Mateo Reyes e Gabriela Cé também venceram e se juntaram a Thiago Monteiro e João Lucas Reis nas oitavas do ENGIE Open.

Para o diretor do torneio ATP Challenger, Guilherme Gesser, este é um ótimo resultado para o tênis brasileiro. “Ter tenistas brasileiros avançando em campeonatos deste porte e chegando ainda mais alto no ranking mundial é exatamente o que a gente busca quando trazemos torneios como este para o Brasil”, destacou o diretor.

Paulo Saraiva, Gabriel Sidney, Nicolas Zanelatto, Pedro Boscardin, Gustavo Almeida, Letícia Vidal e Julia Konishi foram superados e se despedem do ENGIE Open. Já o cabeça de chave 3, Felipe Meligeni, teve mal-estar e se retirou do torneio.

A competição segue, nesta quarta-feira (3), com os destaques brasileiros. Thiago Monteiro e Orlando Luz voltam a se enfrentar em mais uma semana no Brasil, quando o gaúcho venceu o cearense na estreia do São Léo Open. Já Matheus Pucinelli tem duelo com o italiano Gianluca Mager. No feminino, Carol Meligeni joga contra a cipriota Raluca Serban, enquanto Gabriela Cé encara a italiana Miriana Tona.

Ao todo, o ENGIE Open distribuirá uma premiação total de US$ 142 mil (cerca de R$ 710 mil na cotação atual), além de 75 pontos ao campeão e à campeã nos respectivos rankings mundiais (ATP e WTA).

Os dois torneios fazem parte do Circuito Banco BRB/ENGIE de Tênis Profissional e promovem a equidade de gênero, com 12 competições ao longo do ano, sendo seis masculinas e seis femininas.

Sobre o Autor