O e-commerce não para de aumentar no Brasil. O dado mais recente do setor mostrou que as vendas online cresceram 34,76% no país. A expectativa é de que até 2025 o volume de vendas já chegue a até impressionantes R$465 bilhões de reais. Compras on-line crescem e alcançam 49,8 milhões de usuários no Brasil.
Depois do forte avanço durante a pandemia, volume de vendas virtuais cresceu 6% no primeiro semestre, mas número de consumidores conectados avança 18% no mesmo período, para 49,8 milhões, de acordo com pesquisa da NielsenIQ|Ebit. Dados da maior escola de treinamento em vendas do Brasil – a Sales Prime – mais brasileiros estão apostando na carreira de vendas online.
Somente no primeiro semestre de 2022, o e-commerce atingiu a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no Brasil, alta de 6% em comparação com o mesmo período em 2021, quando o volume somou R$ 111,8 bilhões. Os dados são do relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay. A especialista em técnicas avançadas de vendas e CEO da Sales Prime, Danielle Martins, repercute.
“A maior adesão dos brasileiros aos dispositivos de vendas online está impactando na vida de quem vive das vendas no país, seja na internet, seja nas lojas físicas. A junção das estratégias para vendas online com técnicas mais avançadas focadas na neurociência do comportamento humano e no marketing de vendas tem feito com que os brasileiros figurem entre os melhores vendedores do mundo”, explica a especialista.
A especialista está correta. A maioria dos aplicativos varejistas do Brasil detém entre 15 e 60 milhões de usuários cadastrados para comprar online. A especialista em técnicas avançadas de vendas, Danielle Martins, repercute como o cenário tecnológico tem impactado na atuação de vendedores brasileiros e no exterior.
“O volume de vendas online no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos. Esse crescimento se deve principalmente ao aumento do acesso à internet e à popularização dos dispositivos móveis, que permitem que as pessoas realizem compras online de maneira mais fácil e conveniente. A maioria dos aplicativos e sites de vendas do país detém uma gigantesca massa de pessoas dispostas a comprar e vender online”, afirma Danielle Martins.
De acordo com dados da Ebit|Nielsen, em 2020, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil foi de R$ 87,4 bilhões, um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Além disso, o número de pedidos realizados pela internet cresceu 30,1%, atingindo a marca de 194 milhões. Para a especialista Danielle Martins, que foi eleita 7 vezes uma das melhores vendedoras do mundo, a utilização dos recursos de vendas online está mudando a forma de atuação dos vendedores brasileiros.
“A tecnologia é uma aliada dos vendedores em todo o mundo e está potencializando a capacidade de vender destes profissionais. É preciso investir, ainda mais, na capacitação profissional dos vendedores para garantir que a ampla maioria esteja apta a atuar tanto física quanto remotamente na internet”, explica Martins.
“Um bom vendedor trata da saúde emocional e treina suas habilidades. O lado humano jamais será totalmente substituído pelo mundo tecnológico. Para algumas empresas, produtos e serviços, a interação humana será sempre imprescindível no processo de compra e venda. O ideal é equilibrarmos esta balança para que os vendedores presenciais tenham competência para atuação virtual, quando necessário”, explica a especialista.
*Danielle Martins, empresária, especialista formada nas áreas de técnica avançada de vendas, neuro vendas, negociação e método de Harvard, inteligência emocional, comunicação assertiva e oratória. Trabalha a mais de 18 anos com vendas além de 10 anos com vendas de produtos Hight Ticket. Eleita 7 vezes entre as melhores vendedoras do mundo, CEO e fundadora da Sales Prime, uma das melhores empresas de vendas do Brasil.