21 de setembro de 2024

Brasil vence Argentina e é campeão do futebol de cegos no Parapan de Jovens

FUTEBOL DE CEGOS - BRASIL X ARGENTINA - Jogos Parapanamericanos de Jovens Bogotá 2023, no Estadio Compensar, em Bogotá, na Colômbia. Foto: Alessandra Cabral/CPB

Seleção Brasileira derrota rival com gol de Raynã, aos 40 segundos de partida; equipe mista de halterofilismo também é campeã neste domingo, 11, e país chega ao seu 27° ouro no penúltimo dia de disputas na capital colombiana

O Brasil conquistou a medalha de ouro do futebol de cegos nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá, Colômbia, neste domingo, 11, ao vencer a Argentina por 1 a 0, com gol de Raynã, no Complexo Compensar. Além desse título, a delegação brasileira também foi campeã no halterofilismo, com a equipe mista. 

A quinta edição do Parapan de Jovens teve início no dia 3 de junho e reúne 20 países na capital colombiana até esta segunda-feira, 12. A delegação brasileira é composta por 96 atletas de 19 estados e o DF em 10 modalidades. Com os ouros do futebol de cegos e do halterofilismo, o Brasil, que não tem representantes no atletismo e na natação, soma 47 pódios em Bogotá (27 ouros, 12 pratas e oito bronzes). Em toda a história do evento, são 529 medalhas em quatro edições com participações de atletas do país.

A decisão do futebol de cegos foi bastante disputada, apesar de a Seleção Brasileira fazer o gol aos 40 segundos de partida. O paraense Raynã Oliveira conduziu a bola com habilidade, livrou-se de três marcadores e finalizou com força para colocar o Brasil em vantagem. A Argentina teve boas oportunidades para empatar o duelo, mas esbarrou em uma zaga bem postada e nas defesas do goleiro paraibano Gean Alves. O Brasil, por sua vez, tentava ampliar a vantagem em contra-ataques.

Desfalcado de um dos seus principais jogadores, o paulista Anael Oliveira, que se contundiu contra a Colômbia, no último jogo da fase de grupos, a equipe dirigida pelo técnico Júlio César Macena, o Cesinha, tinha dificuldades para atacar a seleção rival. Mas, no segundo tempo, criou duas oportunidades para ampliar o marcador, com Raynã e Marco Antônio. Porém, a defesa argentina conseguiu neutralizar as finalizações.

“Jogo contra a Argentina é sempre muito difícil e disputado. Fizemos um gol cedo que deu tranquilidade para esperarmos eles. Era essencial isso porque a gente se cansa muito rápido na altitude. Esse grupo é muito unido e, mesmo sem o Anael, continuamos firmes”, avaliou Raynã, autor de três gols na competição.

“Já no primeiro confronto contra a Argentina [fase de grupo, derrota por 1 a 0], decidimos como enfrentaríamos eles, caso houvesse esse duelo novamente. Nós esperaríamos um pouco porque não tínhamos tantos jogadores para rodar, mas com a proposta de jogar também. Sabíamos que precisávamos sair na frente e deu certo”, completou o técnico Cesinha.

Ainda neste domingo, penúltimo dia de disputas do Parapan de Jovens, o Brasil conquistou mais uma medalha de ouro no halterofilismo, com a equipe mista formada pelos mineiros Gabriel Serafim, Lara Lima e Marco Túlio Cruz. O país encerrará sua participação na modalidade, na prova masculina por equipes, no final desta tarde. 

Além disso, a Seleção masculina de vôlei sentado superou a Argentina na semifinal, por 2 sets a 1 (parciais 25/11, 25/19 e 25/27), no Coliseu El Salitre. Nesta segunda-feira, 12, fará a final contra a Venezuela, às 11h (de Brasília). Já a feminina duelará pelo ouro, às 12h30, ainda sem adversário definido. 

Optimized by Optimole