Capital da província de Sichuan, Chengdu vai sediar os jogos de 28 de julho a 8 de agosto. A competição espera receber mais de 10 mil atletas de cerca de 150 países, disputando em 18 modalidades que integram o cronograma dos jogos. A competição se manteve com o ano de 2021, pois não foi cancelada, apenas adiada em decorrência da pandemia da COVID-19, semelhante ao ocorrido com os Jogos Olímpicos – Tokyo 2020.
Uma das maiores delegações, o time UBrasil terá, aproximadamente, 250 representantes, que disputarão 11 das 18 modalidades oficiais, como saltos ornamentais, taekwondo, badminton, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, voleibol, basquete, wushu (kungfu) e tênis.
Os jogos são realizados pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), acontecem a cada dois anos e são a maior competição para o segmento no mundo e antecipam muitos medalhistas olímpicos.
Na última edição (antes definida como Universíade), o Brasil enviou para Nápoles, na Itália (2019), cerca de 190 pessoas, sendo 116 atletas, e conquistou 17 medalhas – 5 de ouro, 3 de prata e 9 de bronze.
O Brasil marcou presença nas modalidades futebol, vôlei, natação, atletismo, ginástica artística, judô e taekwondo. Os grandes destaques foram os, agora, atletas olímpicos Paulo André e Alison dos Santos, o “Piu”, que garantiram o lugar mais alto do pódio.
O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Luciano Cabral, comemora a participação brasileira na competição. “Nosso país tem muita tradição nos jogos. Nossa expectativa é manter os nossos resultados, que é estar entre os 20 primeiros colocados. Estar entre os 20 melhores do mundo, no sistema do esporte universitário mundial, é muito forte porque o nível técnico é muito alto. Por isso, queremos estar entre os 20 melhores do mundo no alto rendimento”.
Todos os resultados do Brasil serão divulgados através das redes sociais oficiais da CBDU. Transmissões apenas nos canais oficiais da FISU.
A participação brasileira nos Jogos Mundiais Universitários de Verão é viabilizada através de uma parceria com o Ministério do Esporte.