Brasil em Transição será debatido em Washington
A conjuntura brasileira será o tema da conferência Brasil em Transição, promovida pelo WBO (Washington Brazil Office) e a Universidade Georgetown, nos dias 19 e 20 de outubro, em Washington DC (EUA). O objetivo é reunir especialistas em meio ambiente, democracia, segurança pública, economia, racismo e direitos humanos para apresentar e discutir pontos de vista sobre a realidade do país.
A conferência será realizada no Intercultural Center (ICC) da Universidade Georgetown, em Northwest Washington. As inscrições são gratuitas e estão abertas neste link. O evento terá tradução simultânea e será transmitido ao vivo pela internet.
A WBO é uma instituição independente e apartidária que promove a cooperação e o conhecimento sobre a realidade brasileira. Ela tem apoio da Samambaia.org e oferece suporte a entidades da sociedade civil e movimentos sociais do Brasil em Washington, em defesa da democracia, dos direitos humanos, do meio ambiente e das liberdades.
O evento terá debatedores brasileiros e de outros países, entre eles Nelson Barbosa, diretor do BNDES; Monica de Boile, pesquisadora do Peterson Institute for International Economics; Kathryn Hochstetler, cientista política na LSE (London School of Economics and Political Science); e Gladys Mitchell-Walthour , da NC Central University.
O primeiro debate, no dia 19, será sobre o desenvolvimento econômico brasileiro. A segunda mesa do dia tratará de racismo e direitos humanos. No dia 20, serão três painéis. O primeiro, sobre meio ambiente, vai destacar os desafios para a economia e a preservação da Amazônia. A segunda mesa abordará os impactos da criminalidade e violência no Brasil. A última mesa será sobre os impasses da democracia no país, com ênfase para a grande fragmentação partidária e o crescimento da extrema direita.