Brasil convoca time para enfrentar a Dinamarca pela Copa Davis
Confronto do Grupo Mundial I acontece nos dias 15 e 16 deste mês, fora de casa, nas quadras rápidas de Hillerød
Está definido o Time Brasil BRB que enfrentará a Dinamarca pelo Grupo Mundial I da Copa Davis. Nesta sexta-feira (1), o capitão Jaime Oncins convocou os cinco atletas que representarão o país nos dias 15 e 16 de setembro, nas quadras rápidas de Hillerød. Se vencer, o Brasil avança para o Qualifier da competição.
Para o confronto fora de casa foram chamados Thiago Wild (número 106 do ranking ATP), Thiago Monteiro (#118), Felipe Meligeni (#168), Rafael Matos (48° no ranking de duplas da ATP) e Marcelo Demoliner (#54). Realizado em dois dias, os playoffs terão dois jogos de simples na sexta-feira (15). Já no sábado (16), serão disputadas uma partida de duplas e duas de simples.
A equipe apresenta algumas mudanças em relação à convocação anterior contra a China. Oncins explica que o principal fator para as escolhas foi o momento dos atletas. “O que pesa sempre na convocação é a fase que o jogador está vivendo. O Wild vem de bons resultados e fez por merecer o retorno. O Meligeni vem de uma grande evolução, como no US Open, onde alcançou a chave principal e, apesar de ter desistido da partida por lesão, já me passou que está 100%. O Monteiro também possui muita experiência e sempre conta muito em uma Copa Davis”, disse.
Jaime ainda comentou sobre a decisão de incluir mais um duplista para o confronto e o que o Time Brasil BRB deve fazer para conquistar a vitória. “Dessa vez optei por trazer também o Demoliner para ter dois jogadores especialistas de duplas, o que me dá mais opções para esse confronto. As expectativas sempre são boas e nos vejo com boas chances. Precisamos fazer de tudo para tirar um ponto do Holger Rune, que é o principal jogador deles. Vamos tentar nos aproveitar disso”, completou.
Além do Time Brasil BRB, os dinamarqueses também já divulgaram os atletas que estarão na competição. São eles: Holger Rune (#4), August Holmgren (#411), Elmer Møller (#427), Christian Sigsgaard (440° no ranking de duplas da ATP) e Johannes Ingildsen (#571).
Os Atletas
Thiago Wild – Atualmente é o melhor brasileiro no ranking da ATP – 106º colocado e chega a sua sétima convocação. Possui oito títulos ATP Challengers e neste ano chegou à terceira rodada de Roland Garros, após superar o número 2 do mundo, Daniil Medvedev.
Thiago Monteiro – Esta é a 12ª convocação do cearense para defender o Brasil na Copa Davis. Na 118ª posição do ranking da ATP, Monteiro conta com oito títulos ATP Challengers no currículo.
Felipe Meligeni – Terá sua sexta oportunidade na Copa Davis e chega após disputar, pela primeira vez, a chave principal de um Grand Slam. 168º colocado no ranking da ATP, o paulista possui três títulos ATP challengers.
Rafael Matos – Atual 48° no ranking de duplas da ATP, o gaúcho está na quarta convocação para a Copa Davis. Na carreira, conquistou seis títulos ATP 250 e foi campeão do Australian Open de 2023 nas duplas mistas.
Marcelo Demoliner – Na 54ª posição do ranking de duplas da ATP, o gaúcho chega a sua quinta participação na Copa Davis. Na carreira, Demoliner possui cinco torneios ATP 250.