Cidade abriga opções de lazer, esporte, contemplação, história, cultura e gastronomia
Botucatu comemora 168 anos em abril e a cidade que é capital cultural do estado de São Paulo e Top destino turístico cultural está realizando uma série de atividades especiais para comemorar o aniversário. Conheça o que Botucatu tem a oferecer além das atrações festivas.
O Centro é repleto de prédios históricos preservados, com destaque para a Pinacoteca, projetada por Ramos de Azevedo o mesmo que construiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo; os prédios das escolas EECA e Cardoso de Almeida, La Salle e Santa Marcelina; Caridade Portuguesa e a majestosa Catedral Metropolitana de Sant’anna, que se assemelha muito a catedral da Sé de São Paulo, que leva a assinatura do mesmo engenheiro, Cav. J. Sachetti. Há ainda a Estação Ferroviária, o Mercado Municipal e outras construções marcantes.
Por estar no topo da Cuesta de Botucatu, a cidade é rica em atrativos naturais como mirantes, com destaque para os da igreja de Santo Antônio, em Rubião Júnior – que proporciona uma vista parcial da Cidade, complexo ferroviário e campus da Unesp; e o da Capela São Cristóvão, na Marechal Rondon, com visão da Cuesta. Há ainda o mirante do Parque da Pedro do Índio, com vista da Cuesta e da formação das Três Pedras (este particular e com cobrança de ingresso).
Cachoeiras – Botucatu é repleta de cachoeiras, com destaque para a do Parque Natural da Marta, com 35 metros de altura, infraestrutura acessível, centro receptivo e estacionamento. O local conta ainda com monitores e um guia visual de aves existentes no parque. O acesso é pela rodovia Marechal Rondon.
A Cachoeira da Indiana fica dentro da propriedade de um restaurante de comida caipira que serve almoço aos finais de semana. A trilha de acesso é de nível médio, e é recomendada a contratação de um guia local ou fazer a visitação com um dos funcionários do Espaço Indiana.
A Pavuna conta com cinco quedas de cachoeiras. As trilhas da fazenda são bem sinalizadas e são de nível médio/difícil. É recomendada a contratação de um guia local para a visitação e o uso de calçado fechado, usar repelente e levar água. Há cobrança de ingresso.
Observação de aves – Botucatu possui aproximadamente 400 espécies de aves, que atraem observadores e fotógrafos de todo Brasil. Com os dois biomas distintos e faixas de transição entre a Mata Atlântica e Cerrado, a região da Cuesta de Botucatu possui áreas abertas, matas, áreas alagadas do baixo Tietê, e também urbanas, com espécies diferentes de plantas e animais. É possível observar uma grande diversidade de indivíduos de diferentes biomas em um único dia, sem percorrer longas distâncias. A Secretaria Adjunta de Turismo de Botucatu realiza eventos mensais que levam os participantes aos locais com guias especializados.
Cicloturismo – As paisagens, rios, mirantes, serras e encantos de Botucatu podem ser contemplados e admirados no ritmo das pedaladas, em trilhas auto-guiadas recém inauguradas na cidade que possui uma geografia única proporcionada pela Cuesta e está localizada a 230 quilômetros de São Paulo.
São duas rotas, com percursos com trajetos e níveis de dificuldades diferentes. Além de QR codes, são equipadas com totens e placas informativas em pontos estratégicos para melhorar a experiência de pedalar pela Cuesta, uma formação geológica única. A criação das rotas é uma ação da secretaria adjunta de Turismo que visa atrair mais visitantes e praticantes do cicloturismo, que é uma modalidade de prática física e esportiva, contemplação da natureza, aliada à conservação ambiental.
Gastronomia – Botucatu possui ótimas opções gastronômicas, tanto no meio urbano como rural. Além disso, a cidade possui ótima infraestrutura, e altos índices de saúde e segurança.