Bióloga e pedagoga Joana Viana lança livro sobre saúde, autocuidado e ciclo menstrual
“Em paz com os ciclos” é um guia que alia conhecimentos científicos e filosofias orientais para encarar desinformações e fugir do lugar-comum quando se fala em saúde da mulher, principalmente na adolescência
A pergunta “Já virou mocinha?” é uma constante na vida de toda pré-adolescente. O constrangimento com esse tipo de questão e o sentimento de inadequação com o próprio corpo tendem a perpassar essa fase da vida da menina e gerar desconfortos consigo e com os outros. O livro “Em paz com os ciclos – uma jornada de autocuidado da menina à mulher” (Editora Paraquedas, selo de publicação assistida da Claraboia, 222 pág), da bióloga e pedagoga carioca Joana Viana, trata do tema com didatismo e sensibilidade, auxiliando quem está ao redor de jovens mulheres — cuidadores, como mães e avós (e educadoras) — neste momento de transformação. O caminho apontado envolve conhecimento de si mesma e incentivo ao autocuidado.
A obra alia o conhecimento sobre saúde e natureza aos estudos védicos e yoga. “Abordo questões como saúde da mulher e menstruação com o foco no autocuidado, a partir de sugestões de técnicas e princípios do yoga. Os direitos da adolescente e a sua vulnerabilidade, assim como a comunicação pacífica também são tratadas, dentro da perspectiva integrativa de saúde”, revela a autora. “O livro também está relacionado com o projeto Educar Para Paz que busca promover ações que beneficiem professores e alunos nas escolas públicas”, informa.
A obra visa criar uma plataforma para uma leitura compartilhada entre gerações. Destinado a professoras, educadoras, mães, cuidadoras e mulheres de todas as idades, o livro serve como um guia para orientar meninas e jovens a se relacionarem de forma saudável com os ciclos da natureza, do corpo e do tempo. A intenção é capacitar cada leitora a conduzir a si mesma rumo a um estado de bem viver e paz: “Este livro foi escrito com a intenção de auxiliar as leitoras e leitores no estudo sobre o corpo e na educação da mente – o que eu compreendo como autocuidado – com o destaque para o reconhecimento do próprio ciclo menstrual”.
Joana Viana é professora de ciências na prefeitura do Rio de Janeiro, bióloga e pedagoga. Com mestrado em Botânica e doutorado em Memória Social, além de atuar como técnica em assuntos educacionais na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, coordena projetos de extensão e cultura relacionados à sustentabilidade ambiental e à saúde. Além de suas conquistas acadêmicas, Joana se dedicou nos últimos anos a experiências práticas e contemplativas. Sua expertise em yoga, ayurveda e ginecologia natural fornecem ferramentas valiosas para explorar o “bem viver” em todos os níveis – interno, coletivo e planetário.
A assertividade pedagógica com que Joana dialoga com o seu público por meio do livro é fruto de sua experiência em sala de aula, no trato com os estudantes, e na sensibilidade desenvolvida nesse processo de ensino-aprendizagem, além das próprias experiências de autocuidado. Para quem quer realmente se aproximar das adolescentes e desenvolver uma comunicação mais clara, afetuosa e informativa, “Em paz com os ciclos” torna-se uma leitura fundamental.
“Precisamos amparar melhor as adolescentes no seu processo de crescimento”
Dividido em cinco capítulos, a autora começa lembrando o leitor que estamos sujeitos a ciclos, períodos que se repetem e complementam, como dia e a noite, e que a nossa natureza humana obedece a uma infinidade desses processos sem muitas vezes nos darmos conta. Em seguida, elenca os benefícios das práticas de auto-observação e cuidados na vida de todas as pessoas. Discorre, ainda, sobre saúde emocional e mental, em especial a dos adolescentes, e, por fim, chega a temática das imposições de um corpo com útero, designação da própria autora no livro.
“Em paz com os ciclos” contextualiza as temáticas citadas na conjuntura econômica e social e as desigualdades que assolam o país. A autora também costura sua argumentação baseada em especialistas da área da saúde e bem-estar, bem como dados, guias e manuais de governos e instituições reconhecidas nacional e internacionalmente na área.
Joana parte da premissa da integralidade da pessoa: abordar, portanto, somente o assunto menstruação sem contextualizá-lo seria alienar o leitor de um entendimento mais profundo e complexo do funcionamento do corpo humano e também de como a sociedade lida com as especificidades da mulher. Ao longo da obra, ela percorre tudo o que orbita o ciclo menstrual, como o sistema reprodutor feminino, as relações sexuais e os métodos contraceptivos. Questionada sobre a motivação da escrita do livro, a autora afirma que tratar do assunto é necessário para sociedade. “Precisamos amparar melhor as adolescentes no seu processo de crescimento”, declara a professora.
Além disso, Joana defende que o estímulo do autocuidado pelas adolescentes é um ato político por provê-las de uma educação que as conduza a um maior entendimento da sua pessoa e das suas próprias necessidades. “Afinal, a educação das mulheres foi pautada historicamente, e ainda é, pelo cuidado com outras pessoas. O livro acredita na possibilidade de equilíbrio entre as práticas de cuidado consigo e com outras pessoas a partir de mudanças relacionais e estruturais na sociedade. Principalmente para a adolescente o autocuidado pode favorecer o protagonismo nas escolhas futuras”, justifica.
Ao elencar como temas centrais do livro menstruação, saúde da adolescente, crescimento e educação para a paz e para o autocuidado, e costurar conhecimentos científicos a práticas integrativas, Joana cria uma obra elaborada numa linguagem acessível e acolhedora. Além de todas as orientações técnicas, há trechos da obra que convidam diretamente o leitor a prática do bem-estar, com destaque para o segundo capítulo e ainda para uma sessão inteira ao final do livro, com instruções detalhadas de atividades para se fazer de forma individual e/ou acompanhado. Para desfrutar do livro a primeira dica é respirar, inspirar e ajeitar a postura.