Bajas e Fórmulas elétricos a hidrogênio disputam SAE & Ballard Student H2 Challenge
Protótipos movidos a célula a combustível desenvolvidos e construídos por estudantes de engenharia participam da competição no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA-SP), de 03 a 06 de agosto
Comdez equipes inscritas de cinco Estados brasileiros, quatro protótipos Fórmula SAE e seis Bajas, a 2ª Competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge será realizada de 03 a 06 de agosto de 2023 no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em paralelo à tradicional 19ª Competição Fórmula SAE BRASIL, mas em pistas separadas.
Quatro das equipes inscritas na competição, a primeira de Bajas e Fórmulas SAE elétricos a hidrogênio (célula a combustível) no Brasil e no mundo, representam universidades paulistas, duas são de Minas e duas do Ceará, uma do Rio de Janeiro e uma da Bahia (confira abaixo quais são elas).
As seguintes equipes da categoria “Junior” são estreantes e apresentarão seus projetos após terem passado por cinco etapas classificatórias até 31 de julho: Kariri, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), LHMT da Universidade Federal do Ceará (UFC), Kratos H2, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho e Hybrid Fórmula da Universidade Federal de Lavras.
As equipes da categoria “Sênior”, que competem desde 2020, participarão de todas as provas, inclusive a de Enduro: Unicamp Baja SAE (Universidade Federal de Campinas), vencedora da 1ª competição no ECPA em agosto de 2022, Mauá Racing H2 (Instituto Mauá de Tecnologia) que ficou em 2º lugar, UFABC Challenger Racing Team (Universidade Federal do ABC) que ficou em 3º lugar, Minerva Baja (Universidade Federal do Rio de Janeiro – Politécnica UFRJ), TEC H2-Racing (Senai-Cimatec) e Cheetah H2 Racing (Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
Cursos preparatórios – Para preparar os estudantes sobre as tecnologias do hidrogênio e célula a combustível, a SAE BRASIL ofereceu cursos online gratuitos a todas as equipes: Segurança do H2; Regras de segurança da competição; Fontes de H2; Veículos híbridos a Célula a Combustível; Sistemas de Célula a Combustível da Ballard; Engenharia de Células a Combustível; Software de Simulação; Gerenciamento do sistema de tração híbrido célula a combustível; Sistema de Arrefecimento; Cenário Nacional e Internacional do Hidrogênio e Cilindros de H2.
Histórico – Lançado em 2020 em plena pandemia do Covid-19, o SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge recebeu da empresa canadense Ballard Power Systems a doação de 10 sistemas de célula a combustível e vários outros componentes do powertrain elétrico dos veículos, foram doados por outras empresas apoiadoras como motores elétricos, inversores, baterias, software de simulação e cilindros de H2. Foram organizadas etapas classificatórias virtuais para as 15 universidades inscritas no desafio e foram ministrados cursos preparatórios gratuitos à distância, os quais treinaram 170 estudantes durante três semanas.
O objetivo do SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge é transferir conhecimento e experiência para as universidades brasileiras e dar oportunidade aos estudantes de trabalharem com tecnologia de ponta e com engenheiros experientes da indústria nacional e internacional, contribuindo para que o conhecimento alcance as novas gerações e promova a reindustrialização do Brasil com a nacionalização de componentes e a geração de novos empregos.
PROGRAMAÇÃO
Equipes “Junior” e “Sênior”
Quinta-feira 03/08 a partir das 13h – Preparação das equipes Junior e Sênior e prova Estática do Protocolo de Segurança de H2 Equipes Sênior
Sexta-feira 04/08
8h às 17h – Prova de Design,prova Estática do Protocolo de Segurança de H2, Apresentação de Projetos e Preparação das Equipes Sênior
Sábado 05/08
8h às 17h – Check do Sistema de Powertrain e Funcionamento dos Sistemas Equipes Sênior
8h às 11h – Prova Estática do Protocolo de Segurança de H2 Equipes Sênior
8h às 17h – Apresentação de Projetos Equipes Junior
Domingo 06/08
8h às 11h – Prova de Enduro Equipes Sênior
14h30 às 16h – Entrega de Prêmios e Divulgação das equipes Junior selecionadas para receber os componentes doados pelas empresas apoiadoras como: a célula a combustível da Ballard Power Systems, o cilindro de H2 da Air Products, o motor elétrico da SEG Automotive, a hélice do sistema de refrigeração da Valeo, o inversor da WEG e a licença do software de simulação da Siemens Automotive.
SERVIÇO
SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge – 02 a 06 de agosto
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Rodovia SP, 135, Km 13,5 – Tupi, Piracicaba – SP
Empresas Apoiadoras (doadoras de componentes): Ballard Power Systems, Air Products, WEG, SEG Automotive, Siemens Automotive e Valeo. Patrocinadoras: Embraer e Hytron/Grupo Nea.
Credenciamento Imprensa – envie nome completo, RG, CPF, nome do veículo de informação e cargo/função a susete@companhiadeimprensa.com.br ou credencie-se no local.
Equipes inscritas 2023
Fórmula H2
Equipe Cheetah H2 Racing – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)c- Sênior
Equipe Hybrid Formula – Universidade Federal de Lavras (MG) – Junior
Equipe TEC H2-Racing – SENAI CIMATEC (Salvador – BA) – Sênior
Equipe UFABC Challenger Racing Team – Universidade Federal do ABC (SP) – Sênior
Baja H2
Equipe Kariri – Universidade Estadual do Ceará (UFC) – Junior
Equipe LHMT – Universidade Federal do Ceará (UFC) – Junior
Equipe Kratos H2 IFSP – Campus Sertãozinho (SP) – Junior
Equipe Mauá Racing H2 – Instituto Mauá de Tecnologia (SP) – Sênior
Equipe Minerva Baja – Politécnica UFRJ (RJ) – Sênior
Equipe Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (SP) – Sênior
Sobre a SAE BRASIL – A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.