Badminton: dupla pinheirense fica duas posições da classificação olímpica
Por alguns pontinhos, duas posições no ranking, Fabricio Farias e Jaqueline Lima estão fora das Olimpíadas de Paris. A dupla pinheirense tinha como última chance o Campeonato Pan-Americano de Badminton, na Guatemala. Apesar da medalha de bronze, não atingiu os pontos necessários, mas trouxe um pódio que mostra que está no caminho certo.
O Campeonato Pan-Americano da Guatemala foi disputado na primeira quinzena de abril na capital da Guatemala e reuniu 120 atletas e de 14 diferentes países.
“Infelizmente não deu. Ficamos por alguns pontos da classificação, apenas duas posições no ranking de 16 classificados”, disse Fabrício Farias, que fez parceria nas duplas mistas com Jaqueline Lima. Agora o atleta pinheirense estará focado no Campeonato Paulista e também o Campeonato Brasileiro.
No campeonato, a dupla pinheirense obteve resultados importantes. Na primeira rodada, venceram os guatemaltecos Ramiro Espinoza/Adriana Chiong, por 21/07e 21/10, na chave de 32. Nas oitavas de final outro jogo duríssimo contra a dupla canadense Jonathan Lai/Crystal Lai, com parciais de 24/22 e 21/16. Nas quartas de final, a dupla pinheirense vence o clássico contra o Paulistano, outra dupla brasileira na competição – Matheus Voigt/Tamires Santos, também por 2 a 0.
Veio o jogo chave para a dupla do Pinheiros, jutamente contra os americanos Vinson Chiu/Jennie Gai. E apesar do grande jogo feito pela dupla do Azul e Preto, foi superada por 21/15 e 21/19, dando adeus à vaga olímpica, mas pela primeira vez traz uma medalha para o badminton brasileiro.
Na Dupla Feminina, Jaqueline atuou ao lado de Samia Lima e também pegou bronze. Cabeças de chave número 3 do evento, elas derrotaram as mexicanas Haramara Gaitan e Sabrina Solis nas oitavas de final por 21/19 e 21/19. Depois venceram os canadenses Jeslyn Chow/Elaina Zhang, em melhor de três, com parciais de 21/18, 18/21 e 21/14. Na semifinal, a dupla brasileira foi eliminada pelos também olímpicos Annie/Kerry.
O Pinheiros já teve um atleta no Pan-Americano. Foi em 2018, com Mateus Cutti, mas pela primeira vez o Brasil ganha medalha. Foram três obtidas no Pan, sendo duas de atletas pinheirenses e a outra com Ygor Coelho, na simples masculina.