Austrália ganha prêmio de melhor Marca-País em 2023 pela gestão de reputação e imagem
Espanha e África do Sul são as principais “Marca-País” na Europa e na África
O prestigiado Country Brand Awards revela os vencedores da edição de 2023, e a Austrália se destaca como um dos grandes vencedores. O país conhecido como ‘Land Down Under’ foi o grande vitorioso na cobiçada categoria Global Award, solidificando assim o seu status de líder mundial como destino de negócios e de turismo.
A Austrália assegurou a primeira posição tanto na categoria Doing Tourism como na categoria Overall, com uma pontuação média de 9,6 e 8,8 de 10, respectivamente, resultando na atribuição máxima do prêmio e sendo eleita como Country Brand.
Esse reconhecimento não só destaca os feitos da Austrália nos negócios e no turismo, mas também reforça o seu compromisso com a excelência no cenário internacional. Singapura assegurou também a sua posição global, com uma pontuação média de 8.4 de 10 na categoria Doing Business.
Inaugurado pela agência de comunicação MARCO em 2020, o Country Brand Awards tem como objetivo destacar a gestão que os países fazem de sua própria marca como destino de negócios e de turismo. Num período em que a informação e a percepção assumem um papel fundamental nas tomadas de decisão, esses prêmios celebram conquistas notáveisna promoção de uma imagem global positiva.
A premiação avalia rigorosamente os projetos de 38 países pré-selecionados, com base em dois critérios: Doing Business e Doing Tourism. A categoria Overall funde os dois critérios acima referidos, definindo os países que melhor conseguiram construir a sua própria identidade de marca, ou seja, quais deles representam as melhores Country Brands.
Um distinto painel de juízes, composto por oito profissionais (incluindo três brasileiros) dos domínios da comunicação, do marketing e da diplomacia internacional, tiveram a responsabilidade de determinar os vencedores em nível regional e mundial.
Premiação Regional: Doing Tourism, Doing Business, Overall
Em nível regional, os vencedores da categoria Overall e melhores Country Brands foram a Austrália para Ásia, Oriente Médio e Oceania (8.8/10), EUA para as Américas (7.8/10), Espanha para a Europa (7.6/10) e África do Sul para a África (7.6/10).
Considerando a categoria Doing Business, os países que somaram melhores resultados foram: Singapura para Ásia, Oriente Médio e Oceania(8.4/10), EUA para as Américas (8.1/10), Suíça e Suécia para a Europa (7.4/10) e África do Sul para a África (7/10).
Os vencedores regionais das categorias Doing Tourism foram a Austrália para Ásia, Oriente Médio e Oceania (9.6/10), Peru e Costa Rica (ambos com uma classificação de 7.8/10) para as Américas e, novamente, Espanha para a Europa(8.1/10) e África do Sul para a África (8/10).
“Ao celebrarmos os sucessos dos países premiados, torna-se fundamental enfrentar os desafios crescentes que estão à frente. A essência de uma forte “Marca-País” é moldar percepções, fomentar confiança e impulsionar o crescimento econômico. Em uma era onde a informação e a percepção exercem uma influência incomparável na tomada de decisões, é importante avaliar como os países estão evoluindo e se eles estão comunicando efetivamente sua imagem para o resto do mundo”, diz Didier Lagae, fundador e presidente executivo da MARCO, em relação ao resultado do Country Brand Awards. “O Country Brand Awards é uma plataforma crucial nesse contexto, reconhecendo a importância da narrativa de uma nação na intrincada dança das relações internacionais”, complementa.
Ángel Alloza, CEO e Secretária-Geral da Corporate Excellence Foundation – Center for Reputation Leadership e integrante do júri do Country Brand Awards, afirma: “A reputação das nações e as marcas que elas produzem estão interconectadas, atuando como vasos comunicantes que se nutrem e se fortalecem mutuamente para criar e aprimorar sinergias positivas de reputação. Essa relação simbiótica impulsiona a economia do país e multiplica o sucesso de suas empresas e marcas”.
Metodologia
Para realizar o processo de avaliação, uma metodologia baseada em dois critérios foi colocada em prática. O primeiro aspecto, o eixo de Doing Business, explora a importância das ações de cada país em relação a viver, trabalhar, investir e exportar. Isso se traduz na capacidade de gerar uma Marca-País suficientemente poderosa para atrair investidores e talentos, ao mesmo tempo em que promove as exportações.
Já o pilar Doing Tourism examina como um país pode criar interesse no resto do mundo e aumentar a sua capacidade de se posicionar como um destino atraente para visitar. Ou seja, a capacidade de construção da marca turística, determinada pela atratividade para o setor de turismo e pela geração de negócios com base nos seguintes elementos-chave: influência de empresas e marcas emblemáticas, população, cultura e considerações políticas e jurídicas.
Ambos os pilares estão profundamente interligados e juntos determinam uma Marca-País – o que, obviamente, também é influenciado por outros fatores, incluindo a cultura e a estabilidade política.
Os países pré-selecionados desta segunda edição
- Américas: Colômbia, Ilhas Cayman, Bahamas, Peru, Equador, EUA, Costa Rica, Panamá, Porto Rico, Jamaica
- África: África do Sul, Ruanda, Uganda, Marrocos, Cabo Verde, Namíbia, Tunísia
- Ásia/Oriente Médio/Oceania: Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Singapura, Hong Kong, Catar, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Maldivas
- Europa: Suécia, Islândia, Áustria, Dinamarca, Holanda, Grécia, Espanha, Andorra, Itália, Suíça, Finlândia
O júri
O novo júri deste ano foi composto por oito prestigiados profissionais do mundo da comunicação, do marketing e da diplomacia internacional, todos descritos abaixo. O júri foi presidido pelo especialista em Country Branding Didier Lagae, autor do livro “Marca País, um País Como Marca” e fundador e presidente executivo da MARCO.
- Ángel Bartolomé, Vice-Reitor Universidade de Humanidades e Comunicação San Pablo CEU
- Rodrigo Villamizar-Alvargonzález, Chefe de Estratégia para as Américas da Kaiserwetter, ex-Ministro da Energia da Colômbia e ex-Embaixador da Colômbia no Japão
- Ángel Alloza, CEO e Secretário-Geral de Excelência Corporativa
- Sylvie Humbert, Diretora de Marketing e Distribuição Internacional da SNCF
- Pricila Caied, ex-Coordenadora Geral de Marketing do Ministério do Turismo do Brasil
- Renato Avanzi, Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação (Mestrado em Comunicação Empresarial Transmídia) da ESPM (Escola Superior de Propaganda & Marketing)
- Mário Ferreira, CEO da Media Capital, Mystic Cruises e Douro Azul
- Fabio Zelenski, Diretor de Marketing da São Paulo Convention & Visitors Bureau