Aulão do ENEM, promovido pelo UniBrasil em parceria com a SEED, recebe mais de 300 alunos no Auditório Cordeiro Cléve
O UniBrasil, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), organizou o aulão do ENEM, na manhã desta quinta-feira (05), no auditório Cordeiro Clève. Este evento contou com a participação de sete escolas estaduais, totalizando 310 estudantes do terceiro ano do ensino médio.
Para ministrar as aulas, o UniBrasil convidou três docentes de diferentes áreas do conhecimento (Redação, Química e História), que estão contempladas na prova do ENEM, para fornecer dicas valiosas aos estudantes, tendo em mente a complexidade e a extensão do exame. Além disso, a egressa de Educação Física do UniBrasil Camila Ceccon propiciou um momento de descontração, por meio de atividades de alongamento, como forma de espairecer depois de longos períodos de estudos.
A professora Janaína More, com mais de 17 anos de experiência na educação, trabalhando especificamente com o ensino médio, ensinando Língua Portuguesa e Redação, compartilhou emocionada a trajetória que percorreu para conquistar uma graduação, um mestrado e um doutorado, vindo também de escola pública.
“Há 20 anos, eu estava no lugar de vocês [estudantes de ensino médio]. Também sou aluna de escola pública. Obrigada por me darem essa oportunidade de contribuir com vocês. Porque um dia um professor veio aqui na frente e contribuiu comigo também”, compartilha emocionada com os presentes no auditório.
Durante a aula, a professora trouxe algumas dicas valiosas aos estudantes. A principal foi: manter a calma para uma prova extensa como o ENEM. Ela destaca que sempre se criou uma “esfera tenebrosa” sobre a prova, mas esclarece que, na verdade, é apenas um teste de resistência.
Após a análise de uma redação nota mil do ENEM, foi a vez da professora Mariana Lopes, graduada em Química, discorrer sobre a área de Ciências da Natureza e explicar como funcionam os benefícios do ENEM. “Eu só consegui entrar na Universidade Federal porque tive programas de incentivo na escola pública. Talvez vocês não saibam da importância do ENEM, mas ele funciona como uma porta de entrada para o ensino superior. As universidades particulares também permitem que vocês adentrem, a partir de programas, como o FIES e o PROUNI”, enfatiza.
Já a professora que compõem o quadro de docentes do curso de Direito do UniBrasil, a doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Andréa Carneiro Lobo corroborou com a professora Janaína More, no quesito de ter paciência e calma para realizar uma prova que demanda tempo.
“Se você não tem paciência para ler textos extensos, já perdeu mais de 50% da possibilidade de responder a questão. Se você ler com atenção o que antecede a questão e interpretá-lo, você tem 50% de conseguir encontrar a alternativa correta. Em grande parte das questões, a resposta se encontra nos próprios textos”, analisa Andréa Carneiro Lobo.
Além de orientar os estudantes na preparação emocional, ela trouxe exemplos de conteúdos que caíram nas provas anteriores, começando pelo filósofo Michel Foucault, com a obra “Vigiar e Punir”.
O evento foi encerrado com a contribuição do comercial, representado pela gestora do setor, Tatyana Ito, que explicou as possibilidades de entrada do estudante de ensino médio no UniBrasil.
Como a instituição também preza por uma educação humanizada, o Marketing, a Copex, a assistente social da instituição, Ana Roseli Pedroso, e demais setores encabeçaram a ideia de entregar brindes aos convidados. Este mimo do UniBrasil é apenas uma forma de agradecer a presença de cada aluno e a confiança da SEED depositada no Centro Universitário, que tem tradição e qualidade no ensino.
O UniBrasil agradece a parceria com a SEED, em especial a Chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias, pelo sucesso do evento.