11 de maio de 2024

Aula de anatomia tem mesa tecnológica e óculos de realidade 3D

Ainda raros nas faculdades de Curitiba, equipamentos são utilizados nas aulas práticas dos cursos da Escola da Saúde UniOpet

As disciplinas do chamado “tronco comum” dos cursos de graduação em saúde possuem algumas similaridades, entre elas a Anatomia Humana. Mas foi-se o tempo em que as aulas práticas envolviam apenas laboratórios tradicionais e dissecação de corpos. A tecnologia implementada na área da saúde já oferece equipamentos como óculos de realidade aumentada (3D) e mesas anatômicas, plataformas multidisciplinares ainda raras nas faculdades de Curitiba.

A Escola da Saúde do Centro Universitário UniOpet utiliza os dois aparatos, que já fazem parte da rotina dos professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Biomedicina, Educação Física, Estética e Cosmética. E serão usados também no futuro curso de Medicina, cujo projeto recebeu nota 5 do Ministério da Educação (MEC).

Dentro do aspecto pedagógico, a mesa anatômica e o uso dos óculos de realidade 3D trazem aspectos essenciais, principalmente quando se trata de estudo anatômico e de casos clínicos. “Quando a gente apresenta uma peça anatômica, seja sintética ou em software 3D, o aluno consegue ter a noção do que é cada músculo, onde está cada órgão e como funciona cada sistema. A plataforma que usamos, a Mesa Atrix, traz a anatomia 3D de um corpo de verdade. É a chamada anatomia seca, que elimina a necessidade do uso de cadáver. A ideia é melhorar a aplicação prática, simulando ao máximo um corpo que estaria vivo”, explica o doutor em Fisioterapia Fellipe Bandeira Lima, professor do UniOpet e um dos instrutores nas aulas de anatomia.

Além disso, segundo Bandeira, tanto na realidade 3D quanto na Mesa Atrix, é possível fazer a retirada de um segmento anatômico, uma parte do corpo, sem prejudicar o restante da peça. “Por exemplo, quando a gente faz a retirada do diafragma e consegue observá-lo no óculos ou na tela em 3D, com todas as dimensões e orifícios, conseguimos estudar sem inutilizar aquela peça, que seria o caso desse mesmo estudo em uma dissecação de cadáver. Fica mais palpável e perto da realidade da prática clínica”.

Equipamentos inovadores

Inovadores, os equipamentos tecnológicos oferecem inúmeras possibilidades para o estudo nas aulas práticas e teóricas nos cursos da Escola de Saúde UniOpet. “Os equipamentos permitem um aprendizado muito intuitivo: a gente explica uma vez para o aluno e ele consegue explicar para outra pessoa, já que a ferramenta é adaptável e de fácil utilização. Na hora de estudar, essa ferramenta de aprofundamento do conhecimento é muito melhor. É até mais realista do que o próprio cadáver, que costuma ter peças cortadas e apresenta cores que já não estão próximas da realidade do corpo vivo a ser tratado, já que ficam armazenadas em formol ou glicerina”, detalha o professor.

Além da ferramenta apontar uma peça anatômica, a Mesa Atrix traz a descrição completa de cada item selecionado, seja órgão, tecido ou osso. “Com um clique em determinado item, o aluno tem disposto na tela para que serve, onde fica, qual a função, as principais lesões, tudo disponível para facilitar ainda mais o aprendizado.”