21 de setembro de 2024

Atletas do Pinheiros fazem preparação especial entre as partidas 

Cuidados eletro-físicos estão dentro do cuidado individualizado de cada atleta, como neste caso, com o ala-pivô Gabriel Speranzini.

Jogadores que disputam a LDB recebem cuidado individual do fisioterapeuta do Clube, Cleyber Santos 

A intensidade dos jogos e partidas em sequência em que os atletas que disputam a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) estão submetidos aumentam também a preocupação com as contusões e desgaste dos jogadores. É nesse momento que entra um personagem fundamental na prevenção das lesões: o fisioterapeuta. 

No E.C. Pinheiros, tanto na primeira fase em Mogi das Cruzes, quanto nesta segunda, disputada em São José dos Campos, Cleyber Santos, fisioterapeuta do Clube, está presente para desenvolver o seu trabalho e fazer com que os jogadores possam desempenhar seu papel dentro das quadras sem queixas. 

“Conseguimos abordar os atletas de maneira rápida, agindo na recuperação pós jogo e evitar lesões ou que se torne casos graves, ainda mais quando se trata de uma competição como a LDB, em que os jogos são em sequência”, explica Cleyber.

As sedes das partidas em cidades fixas também fazem com que essa recuperação seja feita, muitas vezes, dentro do hotel. Para isso, o fisioterapeuta conta com equipamentos essenciais. 

“Em viagens longas levamos uma bagagem extra, que conta com recursos eletrofísicos, preventivos e relaxamento, além das terapias manuais, que acaba sendo o mais importante”, destaca o profissional, entretanto, a presença de um mesmo jogador na fisioterapia não significa necessariamente uma preocupação. “A fisioterapia serve como trabalho preventivo, o ideal é que eles possam usar desse recurso  para evitar que as lesões acontecam”, complementa Cleyber. 

Por outro, o fioterapeuta destaca a disciplina dos jogadores, que cumprem os horários e as orientações passadas. “Quando o jogador é disciplinado acaba sendo mais fácil, porque eles recebem a orientação, fazem o que é necessário e o manejo acaba sendo mais fácil”, comenta. 

E o trabalho realizado tem dado resultado: Até o momento, nenhum jogador do Pinheiros que disputa a LDB sofreu algum tipo de lesão. 

Optimized by Optimole