3 de maio de 2024

Atleta, técnico e dirigente: a história de Antônio Silva com os JUBs

Confederação Brasileira do Desporto Universitário - CBDU 12/10/2023 Jogos Universitários Brasileiros - JUBs Joinville/SC Expoville Boulevard dos Atletas Sergipano participa de 28 edições dos Jogos Universitários Brasileiros Antônio Vieira da Silva, sergipano, já participou de 28 edições do JUBs. Sua primeira edição dos jogos foi em 1981, em São Luís, Maranhão. Ele já participou como atleta, técnico, presidente da federação universitária de Sergipe, e membro da CBDU, atualmente ele tem 63 anos, e é vice-presidente da federação sergipana das atléticas universitárias. Viu e vivenciou muita coisa nesses anos de participação. Tem muita coisa pra contar sobre a evolução do JUBs, tem imagens com ex-atletas, com o presidente Luciano Cabral. Foto: Saulo Cruz/CBDU

São Luís do Maranhão, 1981. Ali iniciava a trajetória de Antônio Vieira Silva, defendendo o estado de Sergipe nos Jogos Universitários Brasileiros. Desde então, são 28 edições de experiência como atleta, técnico, dirigente e membro da delegação sergipana.

Pixilinga, como é mais conhecido, jogava Futsal quando os JUBs ainda eram disputados por selecionados que representavam seus respectivos estados. Em 1982, mesmo ainda sendo atleta, chegou a representar a Federação Atlética de Estudantes em Sergipe, a FAES, numa Assembleia da CBDU em Fortaleza, Ceará.

“Fui quarto lugar nos JUBs de 1981, sendo reserva, e na edição de 1982, no Recife, já fui titular. Não podia reversão no futebol de salão, era um árbitro e dois bandeirinhas porque tinha impedimento. Em dezembro daquele ano, viajei pela primeira vez de avião. O presidente da FAES na época não podia ir para a reunião, e foi aí que começou meu envolvimento com gestão”, relembra.

Hoje com 63 anos de idade, ele participou de três Mundiais Universitários: como convidado em Fukuoka (Japão, 1995), e como funcionário da CBDU nas edições de Sicília (Itália, 1997) e Palma de Maiorca (Espanha, 1999). A inauguração da atual sede da confederação, em Brasília, também contou com sua presença.

Antônio lembra, por exemplo, de quando o atual presidente da CBDU, Luciano Cabral, era atleta. Posteriormente, a relação de ambos se estreitou quando presidiam as federações estaduais de Alagoas e Sergipe.

“Em 2002, o nome de Luciano começou a ser cotado para presidir a CBDU. Nos JUBs de Maceió, me recordo que Sergipe foi vice-campeão no futebol de salão. Tivemos destaques a nível nacional, mas a seleção brasileira acabou não viajando para disputar o Mundial”, disse.

Após cerca de dez anos sem comparecer à disputa dos Jogos Universitários Brasileiros, por questões de saúde, Pixilinga está em Joinville para a edição de 2023 da competição. Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente da Federação Atlética de Estudantes em Sergipe. 

Sobre o Autor