Atleta joinvilense faz parte do Seleção Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Ele está em São Paulo, onde irá realizar treinamentos para as próximas competições internacionais da equipe

O atleta João Padilha da equipe Cepe/WHIRLPOOL/Sesporte se apresenta em São Paulo para a segunda etapa de treinamento da seleção brasileira permanente de basquetebol em cadeira de rodas que está se preparando para participar das competições internacionais, como o Mundial em Dubai, o Parapanamericano, no Chile, e o Sul Americano, com sede ainda a definir. A preparação será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

“Para mim, estar em treinamento junto da seleção principal é um sonho se tornando realidade. Sempre treinei e almejei isso. Em 2017 disputei um Qualificatório e um Parapan com a seleção juvenil sub 21 e sub 23 e, em 2022, tive a oportunidade novamente de vestir a amarelinha junto da sub23 no Qualificatório do México e no mundial da Tailândia, mas nada se compara a seleção principal. Esse novo formato que a CBBC junto do CPB e da loterias Caixa de seleção permanente para o ano de 2023 oportunizou muitos jovens como eu que, no passado, talvez não teria espaço dentro da seleção. Isso se fez como forma de torna realidade juntando a juventude com a experiência”, conta João.

Padilha está entre os quinze atletas convocados para a seleção permanente da temporada 2023, sendo o único catarinense a ser convocado para o selecionado nacional. “Para mim, estar em treinamento junto da seleção principal é um sonho se tornando realidade. Sempre treinei e almejei isso. Em 2017 disputei um Qualificatório e um Parapan com a seleção juvenil sub 21 e sub 23 e, em 2022, tive a oportunidade novamente de vestir a amarelinha junto da sub23 no Qualificatório do México e no mundial da Tailândia, mas nada se compara a seleção principal.”

Como irá funcionar o treinamento

“Esse novo formato que a CBBC – Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas – junto do CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro – e da loterias Caixa de seleção permanente para o ano de 2023 oportunizou muitos jovens como eu que, no passado, talvez não teria espaço dentro da seleção. Isso se fez como forma de tornar realidade, juntando a juventude com a experiência”, explica João.

Esse ano a seleção tem três competições: Mundial, o Sul-Americano e o Parapan. São 15 atletas em treinamento e, para cada competição, 12 serão selecionados. “A minha meta, claro, é ficar entre os 12 e ir para todas as competições. Mas meu objetivo principal aqui é aproveitar essa oportunidade que foi me dado e adquirir o máximo de conhecimento que eu puder, treinar muito e evoluir pra conquistar minha vaga e sempre encher cada vez mais a mala de experiências para levar pra casa”, finaliza.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464