Assintecal apresenta programa de internacionalização no Ceará
Parte da equipe da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) esteve, na última semana (6 a 10 de novembro), em Juazeiro do Norte/CE para uma série de apresentações sobre o Brazilian Materials, programa que a entidade mantém em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O objetivo da visita, que passou por sete empresas locais, pelo Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região e pelo Sebrae/CE.
Luiz Ribas Júnior, integrante da comitiva e gestor de Mercado Internacional da Assintecal, destaca que o Ceará é o principal produtor de calçados do Brasil, tendo produzido, no ano passado, mais de 52% do total (de 848 milhões de pares). Já o Ceará, especificamente, além de grande produtor, é o segundo maior exportador do setor, com participação de quase 30% no total (de 142 milhões de pares). “Nesta agenda, apresentamos a importância do investimento em design e tecnologia e também a possibilidade de o polo ampliar e qualificar as suas exportações com o apoio do Brazilian Materials, programa que mantemos em parceria com a ApexBrasil desde 1998”, comenta o gestor, ressaltando que a programa, nas suas mais de duas décadas, auxiliou milhares de empresas de todos os portes e segmentos em processos de internacionalização.
Na agenda, a equipe da Assintecal apresentou o programa no Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região (Sindindustria), no Sebrae e em sete indústrias locais. “A agenda foi bastante positiva. Destacamos o potencial da indústria local, seus diferenciais produtivos e nos colocamos à disposição para ajudar por meio das ações do programa Brazilian Materials”, conclui Ribas Júnior.
A Assintecal também formalizou o convite para empresas locais estarem no INSPIRAMAIS, salão que lança mais de mil materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, em Porto Alegre/RS.
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.