Area turística rodoviária de Curitiba ganha apoio do ClickBusDay
ClickBusDay reúne players da indústria para acelerar as vendas online apresentando ferramentas e tendências para o setor de turismo rodoviário
A ClickBus, líder em vendas online de passagens rodoviárias, está fortalecendo sua posição como uma empresa promotora do modal, buscando parcerias estratégicas e impulsionando a digitalização no setor de turismo rodoviário. Como parte dessa iniciativa, a empresa realizará a segunda edição ClickBusDay, dessa vez em Curitiba, no dia 28 de junho, no Grand Mercure Curitiba Rayon, reunindo diversos players da indústria.
O ClickBusDay é uma série de eventos próprios da ClickBus, focados em viações e parceiros, com o objetivo de promover a digitalização do turismo rodoviário, além de fornecer ferramentas, apresentar tendências e treinamentos para acelerar as vendas dos players do setor. O primeiro encontro da série aconteceu em Salvador, em maio, e reuniu 26 empresas de turismo entre viações e agentes de turismo. Após Curitiba, outras cidades, como Campinas e Belo Horizonte serão contempladas com essa iniciativa.
“Com esses encontros, a ClickBus está impulsionando o turismo rodoviário e a sua digitalização, fortalecendo parcerias estratégicas e promovendo o modal como uma opção atrativa de viagem. A viagem de ônibus evoluiu muito nos últimos anos e queremos nos aproximar cada vez mais de players do setor de turismo para apresentar as oportunidades que o modal traz para suas operações”, afirma o VP financeiro e comercial da ClickBus, Elbert Leonardo.
Além de compartilhar dados sobre o mercado rodoviário local e nacional, a ClickBus levará um conteúdo recheado com a sua expertise no digital. Além disso, a empresa trará, entre outros convidados, o Yure Lobo, Coordenador de Inteligência e Estratégia Turística, da SETUR-PR, que falará sobre as oportunidades para o setor no estado.
De acordo com dados da ClickBus, Curitiba recebe muitos turistas provenientes de São Paulo e Florianópolis, enquanto os paranaenses têm preferência por viajar de ônibus para Londrina e Maringá.
Curitiba: cidade modelo
A escolha de Curitiba como uma das sedes do evento se deve ao fato de a cidade ser uma das praças mais importantes para o turismo rodoviário, apresentando um grande potencial de crescimento nesse setor. A capital do Paraná é reconhecida como um centro econômico e turístico relevante no Brasil, com um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em mais de R$ 90 bilhões, segundo o IBGE.
Curitiba atrai visitantes de todo o mundo devido à sua infraestrutura moderna, cultura vibrante e belezas naturais. A cidade é famosa por suas praças arborizadas, parques bem cuidados e sua renomada rede de transporte público, considerada uma das melhores do país. Entre os pontos turísticos mais destacados estão o Jardim Botânico, com sua icônica estufa de vidro, e a Ópera de Arame, um local único que recebe espetáculos musicais e teatrais. Além disso, Curitiba oferece uma rica cena cultural, com museus, teatros e uma agenda de eventos diversificada ao longo do ano.
Assim como no Paraná, o turismo rodoviário está em ascensão em todo o país no pós-pandemia, impulsionado pelas mudanças no comportamento dos usuários e pelo cenário econômico favorável ao setor. Com o aumento dos preços das passagens aéreas, viajar de ônibus tem se tornado uma opção cada vez mais atraente para aqueles que buscam conforto, comodidade e praticidade a preços competitivos. A ClickBus tem desempenhado um papel fundamental ao atender a essa demanda, apenas em 2022 mais de 70% das compras realizadas por novos usuários em sua plataforma.
Modernização do modal e parcerias ClickBus
A modernização do modal rodoviário também tem contribuído para o crescimento do setor, com opções de ônibus mais luxuosos e com comodidades como Wi-Fi, o que tem atraído cada vez mais o público. A ClickBus tem alcançado resultados expressivos, com 9 anos de operação completados em agosto de 2022 e um marco de 1,43 bilhão de GVM acumulado no último ano. A parceria com viações e outras plataformas tem sido fundamental para esse sucesso.
A empresa estabeleceu parcerias com cerca de 90% das empresas de ônibus no Brasil, ampliando sua oferta de 182 para mais de 200 companhias em apenas 12 meses. Além disso, sendo o maior GDS do mercado, a ClickBus oferece soluções específicas para as empresas que desejam aprimorar a sua presença digital, desde soluções de pagamentos, gestão de risco, até a plataformas de vendas. Se tratando apenas de a empresa apresentou um um crescimento de 111%, na unidade de negócio em relação ao ano anterior.
Essas parcerias não só proporcionam mais opções e comodidades aos viajantes, mas também geram receita significativa para a ClickBus. Recentemente, a empresa lançou uma linha de crédito para as viações parceiras, visando resolver problemas financeiros do setor e auxiliar no capital de giro das empresas rodoviárias.