9 de maio de 2024

Apaixonados por motos iniciam nova carreira em startup curitibana

Motonic selecionou novos colaboradores com base na relação de cada um com o universo das motocicletas. Agora, eles irão trabalhar na oficina mais inovadora do Brasil

Trabalhar em uma oficina qualquer pode não ser um emprego muito atrativo hoje em dia, mas conquistar uma vaga na startup que está inovando o setor de duas rodas no Brasil é um verdadeiro sonho para muitos.

E para quatro jovens futuros mecânicos, é o começo de uma realidade. Após serem aprovados em um processo seletivo que atraiu mais de 120 pessoas, os novos profissionais da Motonic estão agora passando por um treinamento para na sequência trabalhar nas novas unidades previstas no processo de expansão da empresa curitibana.

Mais do que experiência no ramo, o principal requisito da seleção era a relação de cada candidato com o universo das motos. “Procuramos para o nosso time sobretudo pessoas apaixonadas como nós. A parte técnica iremos formar, ensinar e formar dentro do padrão Motonic de qualidade, mas queremos principalmente profissionais que gostem de verdade do que fazem”, explica o CEO da Motonic, Rodolpho Marques do Carmo. Além da vaga, os selecionados ganharam um curso com um dos melhores professores de mecânica de motos do país na atualidade, Rodrigo Wildner – ex-chefe de oficina da Ducati e fundador da Wracing, a Universidade das Motos.

EXPECTATIVA • Empresa nova e inovadora, a Motonic tem um corpo funcional bastante jovem e comprometido com os seus valores. E o início do treinamento na oficina do bairro Parolin empolgou os calouros.

Leonardo Gilberto Santos já era cliente Pass da Motonic e ficou sabendo das vagas na própria loja. “Eu trabalhava de telemarketing e era triste. Um amigo que trabalha com entregas sempre me falava para comprar uma moto. Ele chegava do trabalho esbanjando energia e essa energia me contagiou a largar o telemarketing e virar motoboy também. E agora com essa oportunidade na Motonic quero me aprofundar mais no universo das duas rodas”, conta.

Dayana Vieira está literalmente realizando um sonho de adolescência. “Aprendi a pilotar com meu pai quando eu tinha 15 anos, numa Dt180. Depois disso nunca mais larguei o amor pelas motos, aprendi muitas coisas com meu pai – inclusive algumas coisas na minha moto sou eu mesma que arrumo. Meu sonho era fazer este curso e poder trabalhar na Motonic”, diz. Ela agora será a segunda mulher no time de mecânica da startup.

Renahn Figueiredo é carioca e passou a infância frequentando a oficina mecânica do avô no Rio de Janeiro. Quando adolescente, era fã dos Moto GP. Morando em Curitiba desde 2015, comprou sua primeira moto e começou a cursar engenharia mecânica – mas, com o desemprego, precisou trancar o curso. “Acredito que essa oportunidade vai ser extremamente importante pra me trazer conhecimentos para seguir na carreira, atender e entender não só as minhas necessidades com a minha moto como a de outros motoqueiros que pilotam a passeio ou a trabalho. É o primeiro passo para eu voltar a estudar engenharia”, disse. O local de trabalho o surpreendeu. “Quando voltei pra casa do primeiro dia de treinamento minha esposa perguntou como foi, contei que é um lugar moderno, organizado, limpo, ‘cool’, não se parece em nada com uma oficina”, disse.

Com Gustavo Ribeiro de Oliveira, não foi diferente. “Aprendi a pilotar na moto da minha mãe, aí em diante a paixão tomou conta. Mais tarde comprei minha própria motocicleta e comecei a fazer as revisões básicas sozinho, até que consegui arrumar um emprego de mecânico. Mas a vaga na Motonic me atraiu; creio que aprenderei muito e contribuirei para o crescimento da empresa”.

EXPANSÃO • Atualmente, a Motonic conta com uma unidade única, no bairro Parolin. Com instalações modernas, limpas, ambiente organizado e criativo e um layout diferente de qualquer outra oficina, é um espaço agradável tanto para clientes quanto para colaboradores. “É um lugar onde as pessoas gostam de estar”, diz Rodolpho.

Com uma equipe formada por uma maioria feminina, a Motonic conta com atendimento personalizado para mulheres. A inovação está presente também nos produtos: a empresa criou o primeiro serviço de manutenção de motos por assinatura do Brasil, o Motonic Pass – produto que facilita a vida e ajuda os motociclistas a economizar.

Agora, a empresa se prepara para abrir novas unidades de atendimento em Curitiba – especialmente voltadas para atendimento aos clientes Pass. A próxima unidade será inaugurada ainda este ano.