Anúncio da segunda temporada de “Round 6” reforça sucesso mundial das séries coreanas
Produções da Coreia são chamadas de K-Dramas e não de Doramas
Um dos maiores sucessos de audiência do serviço de streaming, com mais de 100 milhões de espectadores na primeira temporada, a produção coreana “Round 6” dará início à sua segunda temporada no dia 22 de novembro. Serão 10 episódios que vão mostrar a competição entre 456 jogadores, que terão que enfrentar diversos desafios pela disputa de um prêmio de, aproximadamente, R$ 22,4 milhões.
O lançamento reforça o catálogo da plataforma, que para atrair um público maior tem apostado cada vez mais no sucesso das séries coreanas. De acordo com dados divulgados pela plataforma, entre 2018 e 2022, o público global dos títulos românticos da Coreia triplicou. Só em 2022, mais de 90% das visualizações vieram de fora da Coreia do Sul. Muitos brasileiros, inclusive.
Mas, apesar das boas notícias do lançamento da série, o diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), Cheulhong Kim, lamenta a confusão da termologia, pelo fato de muitas pessoas chamarem os dramas coreanos de “doramas”.
Para ele, a realidade de usar a palavra “dorama” no Brasil é algo que deve ser reconhecido. No entanto, é importante entender que essa palavra foi criada em uma época em que havia pouco conhecimento sobre a singularidade das culturas asiáticas.
“Agora, com o crescente interesse e compreensão dos cidadãos brasileiros em relação à cultura asiática, especialmente a onda coreana, esperamos que essa palavra não seja mais usada. Especificamente, no caso dos dramas coreanos, seria ótimo se fossem chamados de K-Drama”, conclui Kim.