antos anuncia terceira camisa em homenagem ao Japão
O Santos anunciou sua terceira camisa para a temporada 2023, que será uma homenagem aos 115 anos da chegada das primeiras colônias japonesas no Brasil.
O uniforme é predominantemente azul escuro e é detalhado com ondas do mar e silhuetas em vermelho de carpas, peixe tradicional da cultura nipônica que representa a força e a persistência.
O lançamento viria em boa hora, já que o time vinha de uma arrancada de três vitórias seguidas, quebra do tabu contra o Palmeiras, mas sucumbiu no Rio Grande do Sul para o Internacional, e saiu derrotado por 7 a 1, maior goleada do Brasileirão até agora e a segunda pior da história do Peixe no torneio. O Santos se volta para o jogo decisivo contra o Coritiba, nesta quinta (26) na Vila Belmiro.
A HISTÓRIA DO COMEÇO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA
O começo da vinda de japoneses para o Brasil foi marcada pela chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 1908. A entrada no país de embarcações com pessoas oriundas do Japão aconteceu durante longos anos.
Segundo o Consulado Geral do Japão em São Paulo, existem cerca de 1,5 milhão de descendentes de japoneses no Brasil.
No seu histórico, a equipe alvinegra disputou 16 partidas em território japonês. No total, foram 11 vitórias do Santos, 4 empates e apenas 1 derrota, justamente no final do Mundial de Clubes de 2011, contra o Barcelona.
Além disso, quatro jogadores japoneses já passaram pelo Peixe na história: Kazu Miura, Masakiyo Maezono, Tomo Sugawara e Musashi Mizushima.