Alunos e professores da rede municipal de ensino atuam no combate ao mosquito da dengue
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, mobiliza escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) para o combate ao mosquito da dengue. As unidades escolares intensificaram ações sobre o tema, com atividades lúdicas, apresentações teatrais e outras iniciativas. O objetivo é tornar as crianças agentes de conscientização sobre a doença, tanto no ambiente escolar quanto na comunidade.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que os conteúdos relacionados à dengue fazem parte das atividades desenvolvidas anualmente nas escolas e Cmeis. “Neste ano, decidimos intensificar as ações frente ao cenário enfrentado em todo o Brasil e reforçar que todos desempenham um papel fundamental na luta contra a dengue. As crianças são agentes importantes, já que depois vão cobrar dos pais e vizinhos a adoção de medidas para prevenção da doença, como a limpeza dos quintais e descarte correto do lixo”, diz.
Durante as ações, os estudantes atuam como agentes mirins nas próprias escolas e na comunidade. Também há gincanas, oficinas, palestras e diversas atividades. Na Escola Municipal Rosa Palma Planas, na Vila Morangueira, os professores e alunos criaram uma peça de teatro sobre a temática. A atividade orienta sobre os cuidados aos primeiros sintomas de dengue, medicação, ciclo da doença e as medidas que podem ser adotadas em casa, considerando que a maioria dos focos está nas residências.
Super mutirão – Neste sábado, 16, toda a comunidade é convidada a participar de uma grande mobilização de combate ao mosquito da dengue. Durante o dia, a Prefeitura realizará um super mutirão com vistorias em residências de todos os bairros das áreas de abrangência das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Além das vistorias dos agentes de combate às endemias, haverá ação de limpeza na região da UBS Piatã, onde há maior incidência de casos de dengue. Equipes da Defesa Civil, secretarias de Saúde, Limpeza Urbana e voluntários vão recolher recicláveis descartados de forma irregular e reforçar as orientações para a comunidade. Não haverá recolhimento de inservíveis ou volumosos, como sofás, móveis e outros materiais que não são recolhidos pela coleta seletiva. Nestes casos, é necessário agendar o recolhimento pela Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura.