Parceria com a TNS, presente em mais de 60 países, dá projeção internacional a iniciativas de estudantes e grupos de pesquisa para o desenvolvimento de soluções e novos dispositivos de IoT
Uma iniciativa de trabalho conjunto entre a TNS, um dos líderes globais em conectividade IoT, e o Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (LASER) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus João Pessoa, tem contribuído para estimular pesquisas e acelerar a adoção de inovação em telecom, ao mesmo tempo em que permite formação específica para Internet das Coisas, nicho de mercado em franco crescimento, abrindo o campo de trabalho para jovens estudantes.
As pesquisas são desenvolvidas atualmente em três áreas separadas, porém interligadas para completa integração: evolução da plataforma LSM de gestão de dados, mapeamento em tempo real do sinal disponibilizado pelas operadoras móveis e a criação de um hardware móvel para captação de sinal. Os resultados dos estudos realizados por três grupos de alunos dedicados a cada área e coordenados por professores do LASER contribuem para a evolução tecnológica de produtos e serviços da TNS, atualmente presente em mais de 60 países em todo o mundo e em crescente expansão de suas atividades na América latina, a partir das operações dos escritórios em João Pessoa e São Paulo.
“Acreditamos firmemente que investir em pessoas é a chave mais importante para impulsionar a inovação. Ao nos unirmos à Universidade Federal da Paraíba, buscamos identificar e nutrir futuros líderes e inovadores da área, proporcionando oportunidades, programas de desenvolvimento profissional e colaborações em projetos de pesquisa”, afirma Francisco Leite, diretor Jurídico e de Recursos Humanos da TNS Latam.
Ao criar os TNSLabs no campus da UFPB, a TNS ratifica no mercado o seu posicionamento como marca empregadora, que reconhece que investir nos talentos humanos e compartilhar conhecimento são práticas indispensáveis para a adoção de inovação dedicada à melhor performance tecnológica e que sua força operacional em João Pessoa é estratégica para seus planos de desenvolvimento e conquista de novos mercados. “A TNS é uma referência mundial na área de Internet das Coisas e meios de pagamentos e nossos alunos estão vendo nesta parceria a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que eles aprendem, trazer inovação para aplicar ao dia a dia de uma empresa global”, afirma Ewerton Salvador, professor da UFPB e coordenador do projeto.
Os próprios alunos optaram por sempre apresentar em inglês as soluções e resultados das pesquisas, saindo da sua zona de conforto e ratificando o objetivo de contribuir para a evolução dos mercados brasileiro e internacional. “É uma oportunidade de aplicarmos na prática o conhecimento que aprendemos em sala de aula e nos laboratórios, desenvolvendo novas formas de pensar e de relacionamento com o mercado, e construir a nossa carreira profissional”, reconhece Thiago Marques, aluno do curso de Engenharia da Computação na UFPB.
TNS, uma subsidiária da Koch Equity Development, é líder global no fornecimento de soluções de infraestrutura como serviço (Infrastructure-as-a-Service) para os mercados de telecomunicações, meios de pagamento e instituições financeiras. Em 2019, iniciou expansão na América Latina a partir do Brasil, onde seu principal foco é oferecer soluções completas ao mercado de pagamentos, com um portfólio variado que inclui conectividade (SIMCards M2M multioperadora e outras tecnologias), gestão de dados, aluguel de POS e outras soluções personalizadas, como pagamento em estações de recarga para carros elétricos. Com mais de 30 anos de ampla vivência no mercado global, que inclui a expertise de aquisições como Link Solutions, Advam e Agnity, a TNS também atua em outros segmentos, como telemetria, rastreamento, monitoramento, segurança e conectividade para soluções de IoT e M2M para smartcities, saúde, indústria e agronegócio. A TNS tem escritórios nos estados da Paraíba e São Paulo que atendem a clientes de todo o Brasil e América Latina.