Alex Manente quer “Educação Patrimonial” no currículo da Educação Básica brasileira
O objetivo é contribuir para a construção de uma escola cidadã, fortalecer a memória cultural brasileira e a formação de cidadãos mais conscientes sobre o patrimônio público
O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) protocolou na terça-feira, (30), requerimento de indicação, ao Ministério da Educação, sugerindo a adoção de providências para a inclusão do tema “Educação Patrimonial” no currículo do Ensino Básico brasileiro. O objetivo é contribuir para a construção de uma escola cidadã, com o patrimônio cultural, com o fortalecimento da memória cultural brasileira e com a formação de cidadãos mais conscientes sobre o patrimônio público.
Para Manente, a Educação Patrimonial precisa despertar em crianças e adolescentes um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, em processo contínuo de criação cultural e permanente sistêmico ao trabalho educacional.
“A educação patrimonial consiste em provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural e seus produtos e manifestações, que despertem nos alunos o interesse em resolver questões significativas para sua própria vida, pessoal e coletiva, levando o indivíduo à compreensão do universo socioambiental e da trajetória histórico-temporal em que está inserido”, afirmou.
De acordo com a Lei nº 9131, de 1995, a competência para a definição de disciplinas e conteúdos programáticos no currículo escolar é privativa do Ministério da Educação, com o assessoramento institucional do Conselho Nacional de Educação.