Alcance suas metas: 9 motivos para fazer ginástica para o cérebro em 2023
Um novo ano chegou e, com ele, novas metas e desejos para este novo ciclo que se inicia. Para conquistá-las, ter um cérebro preparado pode ajudar – e muito!
Mas como? – você pode estar se perguntando. O cérebro é o órgão mais importante do corpo e é por meio dele que conseguimos executar todas as tarefas do dia a dia, desde as mais simples até as mais complexas.
Caso seu objetivo neste ano seja, por exemplo, manter uma rotina de exercícios físicos e dieta mais saudável, as habilidades de foco e persistência são importantes. Se quiser passar a acordar mais cedo, precisa de planejamento e, consequentemente, raciocínio. Para ler livros, são requisitadas habilidades como concentração e memória de trabalho.
Todas essas habilidades acima são desenvolvidas por meio de uma prática sistematizada de estimulação cognitiva, a qual chamamos de ginástica para o cérebro, oferecida no Brasil pelo Método SUPERA, primeira rede de franquias dedicada ao curso com método exclusivo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
Por que é tão difícil mudar o um hábito?
Precisamos entender que a dinâmica que envolve a concretização dos nossos melhores planos passa – inevitavelmente, pelo cérebro. É através dos comandos que damos ao cérebro que o órgão mais importante do corpo humano consegue – ou não realizar, pequenos e grandes feitos.
A neurocientista do SUPERA, Livia Ciacci explica que com um mundo cada vez mais digitalizado, são as crianças as que apresentam maior dificuldade de ter concentração e, consecutivamente, se frustram com mais facilidade.
“Prestar atenção em algo tende a ser mais difícil sobretudo para as crianças pelas próprias características exploratórias. A falta de atenção tem seu período mais crítico na faixa entre os cinco e oito anos. A partir desse conhecimento, os objetos manipuláveis, o lúdico e os jogos passam a ser aliados ao aprendizado de habilidades cognitivas, não só por chamar mais a atenção, mas também pelo estímulo à motivação, desencadeando diversos processos de ativação dos neurônios”, detalhou Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA.
Neste contexto, a ginástica para o cérebro pode ser feita por pessoas de todas as idades e as turmas são divididas por faixa etária. A ginástica cerebral oferece a oportunidade de interação com ferramentas como o ábaco, jogos de tabuleiro, jogos online, dinâmicas em grupo e livros com exercícios.
Confira 9 razões para apostar na ginástica para o cérebro e garantir um ano novo de novas conquistas:
· Estudar fica mais fácil – No mundo hiperconectado no qual todos estamos inseridos, fica cada vez mais difícil manter a atenção focada por um espaço maior de tempo, não? Por isso a importância de treinar essa habilidade para se manter focado por mais tempo em um livro ou um texto, por exemplo.
· Produtividade no trabalho e no dia a dia – Com um cérebro treinado, você finaliza as atividades em menos tempo, pois as habilidades cognitivas são potencializadas; e assim sobra mais tempo para fazer outras coisas, como passear, viajar, interagir com amigos e família;
· Prevenção de doenças neurodegenerativas – Conforme vamos envelhecendo, é natural sofrermos com o declínio cognitivo. Porém, se mantemos uma boa reserva cognitiva, envelhecemos com mais qualidade de vida e podemos até mesmo prevenir o aparecimento dos primeiros sintomas de demências, como a Doença de Alzheimer;
· Diferencial competitivo – Para conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho, é essencial ter mais que um bom currículo: hoje os recrutadores valorizam as chamadas soft skills, ou habilidades socioemocionais, que também podem ser exercitadas e desenvolvidas por meio da ginástica para o cérebro;
· Criatividade te ajuda a ir além – Ser criativo vai muito além de saber pintar, desenhar ou ter qualquer habilidade artística. A criatividade te ajuda a resolver problemas, adaptar-se a diferentes realidades e até a se expressar melhor;
· Autoconfiança é tudo! – Dentro da sala de aula, quando o aluno consegue avançar e resolver problemas que antes pareciam difíceis, a sensação de recompensa é imediata. E, com isso, um ganho secundário frequente é na autoestima e autoconfiança, que contribui diretamente para a conquista de objetivos.
· Defenda melhor suas ideias – Para isso, uma das habilidades recrutadas pelo cérebro é a de raciocínio, que pode ser desenvolvida por meio de diversas atividades. Entre elas, o ábaco, uma ferramenta oriental para cálculos utilizada na prática da ginástica para o cérebro.
· Xô, ansiedade – Praticar exercícios de ginástica para o cérebro pode ser, além de tudo, muito divertido. Com isso, contribui secundariamente para o alívio nas sensações de estresse e ansiedade.
· Eu, protagonista – Sentir-se importante e capaz de mudar a sua realidade é muito importante para pessoas de todas as idades, desde crianças à idosos. Com o cérebro exercitado e desenvolvido em seu máximo potencial, este senso de protagonismo torna-se mais pungente, garantindo inclusive melhor controle emocional e capacidade de resolver problemas.