Ação do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil ensina gratuitamente robótica para alunos de Escolas Municipais de Foz
A iniciativa, intitulada de Dia Maker, é realizada no LabMaker Iguaçu do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), com crianças de 08 a 11 anos
Mais de 120 alunos da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu estão tendo a oportunidade de aprender, gratuitamente, sobre eletrônica, lógica de programação e arte. A iniciativa é realizada neste mês de julho, durante o período de férias, no LabMaker Iguaçu, localizado dentro do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR).
A ação contempla estudantes de 08 a 11 anos da Escola Municipal Elói Lohmann, Escola Municipal Três Bandeiras e do projeto Um Chute para o Futuro, em cinco diferentes datas. A iniciativa, que ocorre com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Foz, contempla um dia todo de atividades, trazendo os temas de forma lúdica e experimentativa, a partir de metodologias ativas e práticas da cultura maker (mão na massa).
Na oficina “Como eu programo?”, os alunos têm a possibilidade de conhecer uma linguagem de programação, identificar como o computador lê e executa os comandos, além de desenvolver uma massinha condutiva que conduza eletricidade a partir de farinha, água vinagre e sal.
Em um segundo momento, os estudantes são convidados a unir eletrônica e arte com a oficina “Robô Pintor”. O objetivo é trazer arte brasileira e poder fazer a sua própria, por meio de circuitos elétricos, a partir de diversos materiais recicláveis. Após montar o circuito elétrico que o movimenta, as pernas, feitas de canetinha se movimentam criando um desenho.
A ação oportuniza ainda com que as crianças conheçam o ecossistema do PTI-BR, o Parque Tecnológico de Foz do Iguaçu.
“Estou achando muito legal, principalmente porque podemos fazer coisas que geralmente não fazemos na nossa escola”, foi assim que o aluno da Escola Municipal Três Bandeiras, Willian Machado Paiva Pinto, de 10 anos, descreveu o Dia Maker. Willian também contou sobre o que mais gostou de aprender: “A parte que eu mais gostei foi de fazer o robô pintor porque pude conhecer um pouco sobre eletricidade, tecnologia e até a própria programação, fora que pude fazer a minha primeira obra de arte”, contou.
O que mais encantou a estudante Mariana Rodrigues, de 09 anos, foi a oportunidade de aprender sobre diversas coisas. “Aqui a gente está aprendendo sobre vários temas juntos. Nunca tinha feito uma atividade mais legal que isso”, disse entusiasmada.
A professora, Cláudia Graciele dos Santos, descreveu a atividade como uma experiência única para os alunos. “Não é sempre que eles recebem um convite tão especial, poque geralmente esses cursos são pagos. Tem sido muito proveitoso eles vivenciarem na prática como é montar um robô e aprender um pouco mais sobre programação”, afirmou.
LabMaker Iguaçu
O objetivo do LabMaker é disseminar a cultura de inovação do PTI-BR por meio do incentivo à educação ativa e empreendedorismo entre os alunos, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento de competências relacionadas à tecnologia e criatividade, do ensino básico ao ensino superior de Foz do Iguaçu e região.
O espaço dispõe de ferramentas, maquinários e uma equipe especializada para a prototipação e amadurecimento de ideias e soluções que podem ser aplicadas no dia a dia.