Abordagens Figital e omnichannel são a solução para aumentar as vendas em 24%
Segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, 73% dos clientes que utilizam diversos canais de compra gastam 4% a mais em lojas físicas e 20% a mais no e-commerce, em comparação com os clientes que utilizam apenas um canal. Também foi apurado que os clientes que utilizam 4 ou mais canais gastam 9% a mais e frequentam 23% mais a loja física.
Como forma de revolucionar os negócios, cria-se as ações figital e omnichannel, que combinam o mundo físico com o digital. Os consumidores estão cada vez mais atualizados e utilizam abordagens que unem esses dois universos, pois desejam múltiplas opções de experiência.
A palavra figital trata justamente da combinação das palavras “físico” e “digital”, e essa é uma nova abordagem que chegou para revolucionar as formas de consumo, proporcionando experiências memoráveis com presença no mundo real e virtual. O omnichannel, por sua vez, possui características semelhantes, sendo uma estratégia de varejo que busca integrar todos os canais utilizados por uma empresa, como as redes sociais, sites e aplicativos. Quando combinadas as ações proporcionam diferentes possibilidades e abordagens de atendimento, ou seja, uma experiência integrada.
O Hub BMD, agência especialista em Branding, Marketing e Design, oferece ambas estratégias, auxiliando seus clientes na otimização de seus canais digitais, ao mesmo tempo em que trabalha ações nos seus pontos físicos. Com seis anos de experiência no mercado, atendeu, em média, mais de 100 clientes em todas as regiões do Brasil, além de expandir sua atuação para a Europa e América do Norte.
A agência também explora a diversidade cultural, seguindo o princípio da folkcomunicação. A folkcomunicação é uma outra estratégia utilizada que usar uma linguagem que se comunique diretamente com o público alvo. O objetivo é entender como as práticas comunicativas populares contribuem para a formação da identidade cultural de uma comunidade, gerando conexão, sentimento de pertencimento e engajamento. Dessa forma, o lema do Hub Bmd é proporcionar uma experiência de marca global.
O foco é aplicar o conceito da ação local com pensamento global, o que está no centro de tudo o que é criado pela agência. Assim, o Hub utiliza das principais e mais atuais tendências do marketing digital, juntamente com as melhores práticas, para entregar resultados assertivos, gerando experiências únicas.
“O Hub se destaca como uma empresa Figital devido à importância que damos à experiência e à comunicação, independentemente do canal. Podemos aplicar ações tanto no mundo digital quanto no mundo real. Hoje em dia, não há como escapar de ser Figital, o mundo é Figital, interagimos tanto no ambiente digital quanto no mundo real, por meio de jogos, mídias sociais e outros. Somos figitais e nossos clientes já abraçaram essa mentalidade”, comenta o CEO do Hub BMD, Alexandre Rugerio.
Rugerio também destaca alguns cases, como a RH Digital EXE, que antes era uma empresa de outsourcing e foi transformada em uma empresa Figital por meio do trabalho do Hub. Eles realizaram todo o rebranding, introduzindo a Eva, uma assistente virtual, e desenvolveram uma comunicação virtual, mantendo o ambiente e o atendimento físico da empresa. Outro exemplo é a Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (ABEMMI), que tornou-se uma associação totalmente digital, deixando para trás suas raízes físicas. Assim como a IKKI, empresa que possui forte presença física, e com a ajuda do Hub realizou a transição para o digital com o mesmo prestígio. “Portanto, esse conceito foi levado além, não é só nosso, também contempla os nossos clientes”, explica Rugerio.