Jair Bolsonaro (PL) citou o povo Yanomamis durante discurso nos Estados Unidos
O ex-presidente da República – que está em Orlando, na Flórida, desde o dia 30 de dezembro -, discursou para apoiadores no país durante um evento realizado na igreja evangélica ‘Church of All Nations’, no último sábado (11), e falou sobre a porcentagem das terras indígenas localizadas no Brasil e territórios vizinhos.
A população Yanomamis está sofrendo com uma grave crise humanitária, incluindo malária, desnutrição, e contaminação por mercúrio devido ao garimpo ilegal em Roraima.
‘’Se vocês pegarem apenas o estado de Roraima, lá tem uma tabela periódica debaixo da terra e essa questão yanomami agora, a intenção não é atender a esses porque ali está misturado: 40% da terra yanomami está no Brasil e 60% está na Venezuela. Uma região ourífera, riquezas incomensuráveis’’, disse o político.
Sem mencionar detalhes sobre um projeto não finalizado, o ex-chefe de Estado fez referência à riqueza de minerais presentes nos solos da região.
‘’Se não tivesse riqueza lá, não seria demarcado como terra indígena. Os interesses são muitos. [A população de Roraima] são o povo mais pobre no solo mais rico do mundo. Tentamos em 2021, com um projeto, libertá-los. Não conseguimos chegar ao final, mas a semente foi plantada’’, acrescentou.