22 de setembro de 2024

PTI demonstra liderança na área de Hidrogênio Verde durante evento sobre combustíveis sustentáveis para aviação   

Equipe do Parque Tecnológico participa do 3º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação, que acontece em Foz nesta semana

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) integra o debate sobre a produção e o uso de combustíveis sustentáveis para a aviação e apresenta suas soluções de pesquisa e desenvolvimento no 3º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarboneto Sustentáveis para Aviação, realizado em Foz do Iguaçu entre segunda (17) e quarta-feira (19).

O evento, que acontece no Hotel Wish, reúne pesquisadores, profissionais de empresas de aviação e de combustíveis, representantes de entidades governamentais, entre outros interessados em combustíveis sustentáveis para a aviação.

Uma das alternativas é o uso do Hidrogênio Verde, área na qual o PTI tem atuado há mais de 12 anos e que foi apresentada no congresso pelo gerente do Centro de Tecnologias de Hidrogênio, Daniel Cantane. O combustível é produzido a partir de fontes renováveis, como a hidráulica, eólica ou solar, que “quebram” a molécula de água (H2O), gerando oxigênio e hidrogênio.

Esse processo não gera gases de efeito estufa, ou seja, contribui com a transição energética e, consequentemente, reduz os impactos das mudanças climáticas. De acordo com Cantane, o PTI possui uma infraestrutura de equipamentos e laboratórios que permite atuar na produção, no armazenamento e na aplicação do hidrogênio para a aplicação na indústria, na energia e na mobilidade, como é o caso do debate em questão no evento promovido pela Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarboneto Sustentáveis para Aviação.

Ele participou nesta terça-feira (18), às 11h, de uma mesa redonda sobre o “Apoio ao Desenvolvimento de Combustíveis Sustentáveis de Aviação: Financiamento e Iniciativas e mecanismos de incentivos”.

“Queremos mostrar ao público presente ao evento, que envolve desde pesquisadores a empresas e instituições governamentais, o quanto já avançamos na temática e hoje, além de trabalhar com pesquisa e desenvolvimento, oferecemos serviços técnicos especializados, treinamentos, consultorias, entre outras soluções que podem colaborar e muito com essa transição energética que se faz urgente”, destacou o gerente do Centro de Tecnologias de Hidrogênio.

“A descarbonização no setor do transporte é uma necessidade imediata, mas que exige tecnologias e expertise para garantir a segurança e a eficiência energética. O Parque Tecnológico Itaipu tem muito a contribuir com esse desafio, tanto com o conhecimento em hidrogênio verde, como com outras soluções desenvolvidas e ofertadas pela instituição”, ressaltou o diretor de Negócios e Inovação do PTI, Eduardo de Miranda.

Projetos recentes

Nos últimos anos, o Parque Tecnológico Itaipu tem estabelecido importantes parcerias para o desenvolvimento de soluções em Hidrogênio Verde. Entre elas, um projeto com a Itaipu Binacional  para o primeiro sistema de abastecimento com hidrogênio verde no estado sólido, “em pó”;  um gerador de energia elétrica sustentável off-grid a partir do hidrogênio verde com a Eletrobrás e Cepel; o mapeamento do potencial energético, especialmente em hidrogênio, a partir de recursos energéticos distribuídos, com a Empresa de Pesquisa Energética; e o desenvolvimento do primeiro Programa de Inovação em Hidrogênio Verde no Brasil, juntamente com o CIBiogás e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Rio

Optimized by Optimole