Destinos turísticos inteligentes: aprenda com um especialista internacional em evento gratuito em Maringá
Maringá receberá o especialista internacional em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), Gonzalo La Rosa, para uma palestra sobre o tema nesta quinta-feira, 23, às 9h30, no restaurante do Parque do Japão. O evento, gratuito e sem necessidade de inscrição, é destinado ao trade de turismo e comunidade em geral. O encontro é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo, e faz parte do projeto ‘Maringá Acelera para o DTI’.
Na palestra, Gonzalo abordará os nove pilares que norteiam o processo de transformação das cidades em destinos turísticos inteligentes: governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, segurança, mobilidade e transporte e criatividade. Para ampliar políticas públicas na área, Gonzalo La Rosa também ministrará capacitação para a equipe de turismo da Prefeitura sobre os modelos DTI, com foco nos requisitos de alto nível e de operação.
O palestrante argentino é diretor executivo do Instituto Cidades do Futuro (ICF), fundador da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes e copresidente da Fiware iHubs, rede global de desenvolvimento de soluções tecnológicas, inovadoras e inteligentes, além de coordenar diversos projetos e grupos de trabalho sobre turismo. Gonzalo La Rosa aprimorou o sistema de gestão do setor em cidades como Medellín (Colômbia), Curitiba, Foz do Iguaçu e Gramado e apoiou mais de 30 municípios na transformação em destino turístico inteligente.
“Maringá se consolida como destino turístico inteligente e para avançar nesse setor vamos trazer uma grande referência no assunto. O objetivo é fomentar políticas públicas na área e impulsionar o trade de turismo”, destaca o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, George Coelho. Ele lembra que Maringá foi destaque no Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente (DTI), durante a Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Fidi), realizada em março, ao ficar entre os finalistas na categoria “Destinos”.