Desafio de futebol de cegos entre Brasil e França acontece neste domingo com transmissão ao vivo da Globo
Partida será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e faz parte das ações para marcar os 100 dias para os Jogos Paralímpicos de Paris, que serão celebrados em 20 de maio
O Brasil e a França se enfrentam neste domingo, 5, no Desafio Internacional de futebol de cegos. O amistoso entre a Seleção Brasileira, pentacampeã paralímpica, e os atuais campeões europeus faz parte das ações para marcar o dia 20 de maio, quando faltarão apenas 100 dias para os Jogos Paralímpicos de Paris, com início em 28 de agosto e término em 8 de setembro. A partida será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a partir das 10h15, com transmissão ao vivo na Rede Globo, dentro do programa Esporte Espetacular.
O técnico da Seleção Brasileira, Fábio Vasconcelos, convocou 12 atletas para o confronto, sendo dois goleiros e dez atletas de linha. “Este será o primeiro jogo da Seleção no ano, contra um time que tem um grande treinador e jogadores muito fortes. Vai ser uma ótima preparação para nós, com a possibilidade de fazer algumas experiências focando o principal objetivo de 2024, que é a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris. E, como sempre fazemos em todas as partidas, vamos com o objetivo de ganhar”, afirmou o treinador.
Atual campeã paralímpica e única ganhadora na história desde a inserção da modalidade no programa dos Jogos, em Atenas 2004, a Seleção Brasileira adotou um regime especial de preparação. Desde janeiro, os jogadores estão morando em João Pessoa (PB). Do grupo de 15 atletas convocados para a equipe, parte já reside na capital paraibana, além da maioria da comissão técnica. O objetivo principal é tornar os treinamentos com bola uma rotina de todos os atletas e implantar um entrosamento mais rápido para o restante da temporada.
O conjunto brasileiro vem treinando de segunda a sábado, sempre em dois períodos, no Instituto de Cegos da Paraíba, um dos Centros de Referência do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).
Além do jogo principal no dia 5, as equipes farão outro duelo não oficial no dia anterior e terão horários reservados para treinamentos separados no CT. O Brasil ainda vai disputar uma última competição na reta final da preparação aos Jogos: o Grand Prix da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, do inglês) que acontecerá em Schiltigheim (FRA), de 24 de maio a 2 de junho.