Campanha disponibiliza tiras semanais e livretos diagramados

Os desenhos são do cartunista Renato Aroeira e são diagramados em forma de livro ao final de cada ano. A terceira edição acaba de ficar pronta e está disponível para baixar, folhear ou imprimir. Há três anos movimento publica histórias em quadrinhos da personagem Niara para simplificar assuntos tributários.

Mais de 150 histórias em quadrinhos abordando o sistema tributário brasileiro estão disponíveis gratuitamente tanto para uso individual como em formato de livro.

A personagem em quadrinhos Niara é publicada nas redes sociais da campanha Tributar os Super-Ricos todas as semanas tratando de temas relativos à justiça fiscal, acompanhamento do processo de reforma tributária e assuntos da vida nacional de interesse da população.

Transformados em livretos ao final de cada ano, os desenhos de humor têm o objetivo de contribuir com a compreensão de temas tributários e estão disponíveis online para serem folheados, baixados e impressos para uso pedagógico. A terceira edição acaba de ficar pronta.

Desenhadas pelo cartunista Renato Aroeira, a convite da campanha, as histórias em quadrinhos são disponibilizadas para escolas, ongs, meios de comunicação, sindicatos e movimentos interessados em popularizar um assunto que impacta toda a população.

“O objetivo é traduzir em linguagem de fácil compreensão para que toda a população entenda o tema da tributação, instrumento fundamental para produzir justiça fiscal e social”, registra Aroeira, um entusiasta da campanha.

“O desenho de humor torna atrativo um tema considerado árido. E a personagem Niara explica de forma simples distorções fiscais que aprofundam as desigualdades e que precisam ser corrigidas”, observa o presidente do Instituto Justiça Fiscal e um dos coordenadores da campanha, Dão Real Pereira dos Santos.

Entre os itens mais graves apontados está o fato dos mais pobres pagarem mais tributos do que os ricos.

A não cobrança do Imposto sobre Grandes Fortunas e a isenção dos lucros e dividendos distribuídos para donos e sócios de empresas – onde estão altos salários – enquanto quem ganha mais de dois salários mínimos já paga imposto de renda estão entre os temas recorrentes.

A campanha Tributar os Super-Ricos é promovida por mais de 70 organizações nacionais e já disponibizou um conjunto de projetos ao Congresso Nacional para fomentar as mudanças. “O tema tributário deve fazer parte do cotidiano das pessoas porque é fator decisivo para um país mais justo”, completa o auditor fiscal.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464