Maringá está entre as três melhores cidades da América Latina em governança turística e promoção do setor
Os investimentos da gestão municipal em políticas públicas para o setor de turismo foram reconhecidos internacionalmente. Maringá ficou entre as três melhores cidades da América Latina em governança turística e promoção e marketing no ′Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes′, no segmento ′′Destinos′. Os projetos selecionados foram apresentados durante a Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Fidi), em Curitiba, que encerrou nesta terça-feira, 19.
Na categoria Governança Turística, Maringá foi finalista com o Plano Municipal de Turismo, projeto criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), que prevê 62 ações de impulsionamento do setor, com validade de dez anos (2023-2033). O plano é baseado em ações do modelo de ′Destino Turístico Inteligente′, como governança, infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, turismo regional, promoção e marketing e educação para o turismo. Com apoio do setor de turismo da cidade, o projeto conta com ações como a regulamentação do Fundo Municipal de Turismo, mobilização do serviço de transporte ao turista e posicionamento da cidade como destino de eventos e negócios, entre outras (clique aqui e saiba mais sobre o plano).
O ′Place Branding: Identidade de Maringá′, criado pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae, ficou entre os melhores projetos na categoria ′Promoção e Marketing′ do Prêmio. A ação foi reconhecida como uma das melhores da América Latina pela instituição da marca ′Maringá. Faz Bem′, slogan criado para impulsionar as ações de turismo na cidade. A identidade foi desenvolvida a partir de uma pesquisa com lideranças e população em geral.
“Esse reconhecimento internacional demonstra que as ações do município voltadas para o setor do turismo estão no caminho certo. Consolidamos Maringá como um destino turístico inteligente. Nossa cidade possui uma enorme variedade turística, com parques, templos religiosos, espaços artístico-culturais, patrimônios históricos e áreas verdes que fazem parte do dia a dia do maringaense e chamam a atenção dos turistas que por aqui passam”, destaca o vice-prefeito Edson Scabora.
Maringá foi finalista do ′Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes′, que contou com a participação de grandes cidades do Brasil, Uruguai, Colômbia, Peru, Argentina e Chile. “Nossa participação no prêmio e na feira internacional foram importantes para ampliação da marca ′Maringá′ e troca de experiências com representantes de cidades turísticas consolidadas”, acrescenta a superintendente da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo, Fernanda Maia de Oliveira.