Vans apoia atletas mulheres em seu time permanente de esportes
Conheça os desafios, inspirações e conselhos das atletas que elevam a herança da Vans no surf, skate e BMX
Com um legado profundamente enraizado na cultura dos esportes de ação e expressão criativa, a Vans reafirma seu compromisso e apoio ao cenário esportivo feminino desde sua origem nas ruas da Califórnia até sua expansão para os quatro cantos do mundo, tornando-se sinônimo de paixão por skate, surf e BMX. A marca reforça e valoriza as conquistas das mulheres em modalidades historicamente dominadas por homens e há tempos mantém atletas femininas em seu quadro permanente de esportes. Dentre as atletas que estão desafiando e quebrando os padrões dos esportes radicais estão: Yanca Costa (surf), Jasmim Avelino (surf), Virginia Fortes (skate), Duda Penso (BMX), Yndiara Asp (skate).
Ao longo dos anos, testemunhamos uma transformação notável no papel das mulheres nessas práticas. Anteriormente considerados predominantemente masculinos, o cenário agora está repleto de talentosas atletas femininas que desafiam estereótipos e redefinem os limites do possível. A presença crescente de mulheres não apenas amplia a diversidade e a representatividade nesses espaços, mas também inspira uma nova geração de meninas a se envolverem e perseguirem seus próprios sonhos. “Antigamente, era muito difícil sonhar em ser uma skatista profissional por não termos tantas referências femininas para nos inspirar. Mas, hoje, nós temos as melhores atletas de esportes radicais do mundo no nosso país e fica muito mais fácil de nos espelharmos e buscamos motivação para sonhar com isso” afirma Yndiara Asp, atleta de skate.
As atletas enfrentaram diversos desafios ao longo de suas trajetórias, desde a falta de reconhecimento até as expectativas e pressões sociais. No entanto, com dedicação, resiliência e o apoio necessário elas vem superando essas barreiras. Uma das atletas, Jasmim Avelino compartilhou: “O Surf por muitos anos foi um esporte predominante masculino. Onde para se encaixar, as mulheres deviam seguir padrões masculinos ou serem objetificadas e sexualizadas para terem um papel significativo dentro do esporte. Depois de muitos anos de luta, muitas gerações de mulheres batalhando por direitos iguais, como premiação igualitária, eventos, inclusão da categoria e busca por patrocínios, atualmente, estamos colhendo os frutos de toda essa batalha e tendo o surf feminino como o grande protagonista do cenário atual. Fui a primeira skatista profissional do time da Vans no Brasil e também a assinar um colorway. A primeira de muitas que virão.” “Hoje em dia vejo que estamos ficando gigantes” , completa Yanca Costa.
A representatividade feminina nos esportes tem mostrado cada vez mais a sua relevância dentro e fora das práticas, e a Vans, reconhecendo o valor e impacto disso, tem sido uma força motriz e estado lado a lado apoiando a participação e celebrando conquistas junto ao seu time. “A Vans é sem dúvidas uma das maiores marcas de esporte de ação da história, não apenas por ser a Vans que todos conhecem, mas por tudo que ela representa como família no background de todos esses esportes e lifestyle”, observa Duda Penso. “O incentivo da marca busca deixar um legado, ajudar a cena a crescer de diferentes maneiras, e principalmente buscar a inclusão em todos esses cenários. Ter uma marca tão grande acreditando na participação feminina nos esportes de ação, e que caminha junto com nossos objetivos é incrível.”
Com o apoio e engajamento de marcas com grande visibilidade, o esporte feminino ganha espaço entre diferentes cenários e segmentos. A presença ativa da marca nesse movimento é evidente através de suas iniciativas e parcerias voltadas para atletas femininas em diversos esportes. Virginia Fortes, uma das atletas da Vans, compartilhou seu pensamento sobre: “Eles organizam eventos exclusivos para mulheres, patrocinam atletas femininas talentosas e lançam coleções de produtos dedicadas às mulheres skatistas, BMXers e surfistas. Uma das iniciativas mais significativas para mim é o apoio que a Vans dá aos programas de desenvolvimento e educação para mulheres, ajudando a próxima geração de talentos femininos nos esportes radicais.” O cenário tem uma tendência crescente e o horizonte promete cada vez mais oportunidades e crescimento para o segmento. “As meninas estão vindo com tudo. Cada dia mais aparecem novos talentos e vejo que a vans é muito visionária nisso e está sempre atenta às novas revelações.” Afirma Yanca Costa.
As atletas ainda trazem suas inspirações de dentro e fora do esporte, como Coco Ho, Jaqueline Carvalho, Leticia Bufoni, Karen Jonz, Rayssa Leal, Serena Williams, Marta da Silva, Kassia Meador, Gabie Fernandes, Beyoncé, Carissa Moore, Hannah Roberts e Simone Biles. “São mulheres que se desafiam todos os dias e não conseguem ficar paradas, mostrando que com determinação e paixão, é possível conquistar o impossível.” Destaca a atleta Virginia Fortes. Para Jasmim Avelino, “cada mulher que me ajudou no processo de evolução e desenvolvimento de quem sou hoje.” Além disso, amigos e família também desempenham um papel inspirador e essencial na trajetória das atletas, que persistem e, em coro, sintetizam: tempo de aprendizagem, treino e devoção fazem parte, a meta é não desistir.