Lewandowski homologa delação de Lessa, mas viúva e irmã de Marielle discordam
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, homologou nessa semana a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, apontado como autor dos disparos que mataram a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em março de 2018. A decisão foi recebida com críticas pela viúva de Marielle, Monica Benício (PSOL-RJ), e pela irmã da vereadora, Anielle Franco.
Em nota divulgada à imprensa, Monica Benício afirmou que a delação de Lessa “não traz nenhuma novidade” e “não contribui para o esclarecimento do crime”. A viúva de Marielle também criticou o fato de Lewandowski ter homologado a delação sem antes ouvir as famílias das vítimas.
“O ministro Lewandowski homologou a delação sem ouvir as famílias das vítimas, que são as principais interessadas no esclarecimento do crime. Isso é um desrespeito à nossa dor e à nossa luta por justiça”, disse Monica Benício.
Anielle Franco também criticou a decisão de Lewandowski, afirmando que ela “não representa um avanço nas investigações”.
“A delação de Lessa é apenas mais uma peça do quebra-cabeça, que ainda está longe de ser completado. O governo federal precisa fazer mais para esclarecer o assassinato de Marielle e Anderson”, disse Anielle Franco.
A homologação da delação de Lessa ocorre em meio a um momento de tensão entre o governo federal e as famílias das vítimas do assassinato de Marielle. Em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não acredita na versão oficial do crime e sugeriu que Marielle foi morta por “milicianos de esquerda”.
As declarações de Bolsonaro foram repudiadas pelas famílias das vítimas e por defensores dos direitos humanos. Elas também levantaram suspeitas sobre a possibilidade de interferência do governo federal nas investigações do assassinato de Marielle.
O assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes completa quatro anos em março de 2023. Até o momento, apenas dois suspeitos foram presos pelo crime: Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, apontado como motorista do carro usado na execução. As investigações sobre o caso continuam em andamento.